Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

GRANDE COLEÇÃO DE BILLIE HOLIDAY COM GIGANTES DO JAZZ

11 abril 2023


 Há algum tempo, o selo Legacy Recordings lançou uma compilação de 20 temas musicais clássicos gravados pela cantora Billie Holiday no melhor período de sua carreira, tendo como solistas "gigantes" do jazz.

O álbum se chama Billie Holiday: The Centennial Collection é uma antologia musical cuidadosamente selecionada, produzida em homenagem à célebre cantora.

Nos primeiros anos Billie Holiday gravou com alguns dos melhores músicos da história do Jazz, como Ben Webster, Benny Goodman, Roy Eldridge, Johnny Hodges ou Jonah Jones, entre outros. Teddy Wilson foi o encarregado de reunir esses músicos e formar pequenos e seletos conjuntos instrumentais. Nesse breve período, destacam-se If You Were Mine (1935), These Foolish Things e I Cried for You (1936), no formato usual para gravações de alta qualidade da época, vinil a 78 RPM.

Foi nessa época que teve seus primeiros sucessos como cantora. Em 23 de novembro de 1934, cantou no Teatro Apollo, recebendo ótimas críticas. Sua introdução ao pianista Bobby Henderson fez muito para consolidar sua estatura como cantora de jazz. Pouco tempo depois, Holiday começou a se apresentar regularmente em vários clubes na 52nd Street  em Manhattan.

De 1937 a 1940, ela alternaria entre os selos Brunswick e Vocalion gravando padrões importantes como - "My Last Affair (This Is)" (1937), "I Can't Get Started" (1938) e "Night and Day" (1940). Além disso, estrearia sucessos futuros de sua carreira como "Strange Fruit" (1939), e até composições próprias como "Fine and Mellow" e outras menos conhecidas como "Everything Happens for the Best" (1939). Algumas de suas gravações seriam sua estreia e seriam gravadas posteriormente com mais sucesso, como "He's Funny That Way" (1937), "My Man" (1937) ou "You Go To My Head" (1938).

Novas adições às bandas foram o saxofonista Lester Young em 1937 e o trompetista Charlie Shavers no início de 1939; Billie começaria a cantar no final de 1938 na boate nova-iorquina Café Society junto com o pianista Sonny White, para o qual estreariam obras menores e standards menos conhecidos, além de arranjos instrumentais atípicos: Brunswick 8259 e Vocalion 4783.

Holiday tinha um alcance musical limitado, apenas uma oitava. Ela compensava essa dificuldade com um senso rítmico implacável, expressão sutil e imediatismo emocional. Mais tarde trabalhou com estrelas como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw, tornando-se uma das mais conceituadas cantoras de black jazz. 

No entanto, foi proibida de usar a entrada principal de algumas casas de shows esperando em uma sala escura longe do público antes de subir no palco, da mesma forma em hotéis só entrava pela cozinha!.

Ela explicou a sensação do efeito dramático desde racismo que trouxe para suas canções, dizendo: "Eu vivi canções como esse racismo." Em seus últimos anos, cantou com muitos dos outros grandes solistas de jazz da época.

A coleção inclui temas musicais de 1935 a 1945.

 (Traduzido e adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

 

Nenhum comentário: