Há algum tempo, o selo Legacy Recordings lançou uma compilação de 20 temas musicais clássicos gravados pela cantora Billie Holiday no melhor período de sua carreira, tendo como solistas "gigantes" do jazz.
O álbum se chama Billie Holiday:
The Centennial Collection é uma antologia musical cuidadosamente
selecionada, produzida em homenagem à célebre cantora.
Nos primeiros anos Billie Holiday
gravou com alguns dos melhores músicos da história do Jazz, como Ben
Webster, Benny Goodman, Roy Eldridge, Johnny Hodges ou Jonah Jones, entre
outros. Teddy Wilson foi o encarregado de reunir esses músicos e formar
pequenos e seletos conjuntos instrumentais. Nesse breve período, destacam-se If
You Were Mine (1935), These Foolish Things e I Cried for You (1936), no
formato usual para gravações de alta qualidade da época, vinil a 78 RPM.
Foi nessa época que teve seus
primeiros sucessos como cantora. Em 23 de novembro de 1934, cantou no Teatro
Apollo, recebendo ótimas críticas. Sua introdução ao pianista Bobby Henderson fez muito para consolidar sua estatura como
cantora de jazz. Pouco tempo depois, Holiday começou a se apresentar
regularmente em vários clubes na 52nd Street em Manhattan.
De 1937 a 1940, ela alternaria
entre os selos Brunswick e Vocalion gravando padrões importantes como - "My
Last Affair (This Is)" (1937), "I Can't Get Started" (1938) e
"Night and Day" (1940). Além disso, estrearia sucessos futuros de
sua carreira como "Strange Fruit" (1939), e até composições
próprias como "Fine and Mellow" e outras menos conhecidas como
"Everything Happens for the Best" (1939). Algumas de suas
gravações seriam sua estreia e seriam gravadas posteriormente com mais sucesso,
como "He's Funny That Way" (1937), "My Man" (1937) ou
"You Go To My Head" (1938).
Novas adições às bandas foram o
saxofonista Lester Young em 1937 e o trompetista Charlie Shavers no
início de 1939; Billie começaria a cantar no final de 1938 na boate
nova-iorquina Café Society junto com o pianista Sonny White, para o qual
estreariam obras menores e standards menos conhecidos, além de arranjos
instrumentais atípicos: Brunswick 8259 e Vocalion 4783.
Holiday tinha um alcance musical limitado, apenas uma oitava. Ela compensava essa dificuldade com um senso rítmico implacável, expressão sutil e imediatismo emocional. Mais tarde trabalhou com estrelas como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw, tornando-se uma das mais conceituadas cantoras de black jazz.
No entanto, foi
proibida de usar a entrada principal de algumas casas de shows esperando em uma
sala escura longe do público antes de subir no palco, da mesma forma em hotéis só entrava pela cozinha!.
Ela explicou a sensação do efeito
dramático desde racismo que trouxe para suas canções, dizendo: "Eu vivi canções como
esse racismo." Em seus últimos anos, cantou com muitos dos outros
grandes solistas de jazz da época.
A coleção inclui temas musicais de
1935 a 1945.
(Traduzido e adaptado de
Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)
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