Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

GRANDE COLEÇÃO DE BILLIE HOLIDAY

13 abril 2022

 


 O selo Legacy Recordings lançou uma compilação de 20 temas musicais clássicos registrados pela cantora Billie Holiday no melhor período de sua carreira, com "gigantes" do jazz como solistas.

O álbum é chamado The Centennial Collection  é uma antologia musical cuidadosamente produzida em celebração da famosa cantora.

Nos primeiros anos, Billie Holiday gravou com alguns dos melhores músicos na história do jazz, como Ben Webster, Benny Goodman, Roy Eldridge, Johnny Hodges, Jonah Jones, dentre outros. Teddy Wilson estava encarregado de reunir esses músicos e selecionar conjuntos instrumentais. Neste curto período foram gravados - If You Were Mine (1935), These Foolish Things e Cried for You (1936), no formato habitual para gravações de alta qualidade no tempo, a 78 rpm.

Foi por esse tempo que teve seus primeiros sucessos como cantora. Em 23 de novembro de 1934 cantou no teatro Apollo, recebendo bons comentários. Sua apresentação com o pianista Bobby Henderson fez muito a consolidar seu prestígio como um cantora de jazz e blues. Logo após Holiday começou a aparecer regularmente em numerosos clubes na rua 52 em Manhattan. Sucesso alí se tornava mundial.

De 1937 a 1940, alternaria entre os selos Brunswick e Vocalion registrando standars importantes como My Last Affair (This Is) (1937), I Can't Get Started" (1938) e Night and Day (1940).  Além disso, prevaleceria os sucessos futuros de sua carreira como Strange Fruit (1939), e até mesmo suas próprias composições como Fine and Mellow e outras menos conhecidos como Everything Happens for the Best (1939). Algumas de suas gravações seriam sua estréia no show business e seriam registradas mais tarde como He's Funny That Way (1937), My Man (1937) e You Go To My Head (1938).

As novas adições às apresentações de Holiday são as do saxofonista Lester Young em 1937, e o trompetista Charlie Shavers no início de 1939; Billie começaria no final de 1938 a cantar no  club Café Society de Nova York ao lado do pianista  Sonny White.

Holiday tinha uma extensão musical limitada, apenas uma oitava, contudo compensou essa dificuldade com um sentido rítmico implacável, uma expressão sutil e enorme valor emocional. Mais tarde, trabalhou com estrelas como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw tornando-se uma das cantoras afro-americana de jazz mais respeitável. No entanto, foi proibida de usar a entrada principal em alguns locais de música e teve que esperar em um quarto escuro longe do público antes de aparecer no palco. Ela explicava o significado do efeito dramático que apresentava em suas interpretações dizendo: "Eu vivi músicas assim".

A coleção inclui temas desde 1935 até 1945 um fértil e notável período de sua vida musical.

HOMENAGEM DOS EUA: 



 (Traduzido e adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)


 

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