O selo Legacy Recordings lançou uma compilação de 20 temas musicais clássicos registrados pela cantora Billie Holiday no melhor período de sua carreira, com "gigantes" do jazz como solistas.
O álbum é chamado The Centennial Collection é uma antologia musical cuidadosamente produzida
em celebração da famosa cantora.
Nos primeiros anos, Billie Holiday gravou com alguns dos
melhores músicos na história do jazz, como Ben Webster, Benny Goodman, Roy
Eldridge, Johnny Hodges, Jonah Jones, dentre outros. Teddy Wilson estava
encarregado de reunir esses músicos e selecionar conjuntos instrumentais. Neste
curto período foram gravados - If You Were Mine (1935), These Foolish Things e Cried
for You (1936), no formato habitual para gravações de alta qualidade no
tempo, a 78 rpm.
Foi por esse tempo que teve seus primeiros sucessos como
cantora. Em 23 de novembro de 1934 cantou no teatro Apollo, recebendo bons
comentários. Sua apresentação com o pianista Bobby Henderson fez muito a
consolidar seu prestígio como um cantora de jazz e blues. Logo após Holiday
começou a aparecer regularmente em numerosos clubes na rua 52 em Manhattan.
Sucesso alí se tornava mundial.
De 1937 a 1940, alternaria entre os selos Brunswick e
Vocalion registrando standars importantes como My Last Affair (This Is) (1937),
I Can't Get Started" (1938) e Night and Day (1940). Além disso, prevaleceria os sucessos futuros
de sua carreira como Strange Fruit (1939), e até mesmo suas próprias
composições como Fine and Mellow e outras menos conhecidos como Everything
Happens for the Best (1939). Algumas de suas gravações seriam sua estréia
no show business e seriam registradas mais tarde como He's Funny That Way
(1937), My Man (1937) e You Go To My Head (1938).
As novas adições às apresentações de Holiday são as do
saxofonista Lester Young em 1937, e o trompetista Charlie Shavers no início de
1939; Billie começaria no final de 1938 a cantar no club Café Society de Nova York ao
lado do pianista Sonny White.
Holiday tinha uma extensão musical limitada, apenas uma oitava,
contudo compensou essa dificuldade com um sentido rítmico implacável, uma
expressão sutil e enorme valor emocional. Mais tarde, trabalhou com estrelas
como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw tornando-se uma das cantoras afro-americana
de jazz mais respeitável. No entanto, foi proibida de usar a entrada principal
em alguns locais de música e teve que esperar em um quarto escuro longe do
público antes de aparecer no palco. Ela explicava o significado do efeito
dramático que apresentava em suas interpretações dizendo: "Eu vivi músicas
assim".
A coleção inclui temas desde 1935 até 1945 um fértil e
notável período de sua vida musical.
HOMENAGEM DOS EUA:
(Traduzido e adaptado
de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)
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