Há três anos atrás, o celebrado e premiado trompetista ROY HARGROVE morria aos 49 anos de um ataque cardíaco, provavelmente resultado de um tratamento de diálise.
Hargrove
ganhou notoriedade mundial ao ganhar o Grammy Awards em 1996, 1997 e 2002. Ele tocou
principalmente no estilo hard-bop e seu repertório incluía principalmente
composições convencionais. No entanto, a partir da primeira parte deste século
ele também combinou jazz com funk, hip-hop, soul e gospel.
Quando
era muito jovem, aos 18 anos, foi Wynton Marsalis quem o descobriu em uma
escola de artes cênicas em Dallas, Texas. Ele viajou para o leste e passou um
ano estudando na Berklee School of Music, mas passou muito tempo indo para Nova
York para participar de jam sessions. Sua primeira gravação naquela cidade foi
com o saxofonista Bobby Watson. Posteriormente, gravou com Watson, Mulgrew
Miller e Kenny Washington, atraindo a atenção da crítica e do público. Em 1990,
ele gravou seu primeiro álbum solo, Diamond In The Rough. Em 1993
estreou a sua obra The Love Suite: In Mahogany, encomendada pela Lincoln
Center Jazz Orchestra.
A
partir de então, sua carreira disparou. Entre muitas gravações Havana se
destaca, com Crisol, grupo formado por músicos americanos e cubanos, gravado em
Cuba, álbum que ganhou mais um Grammy, e Directions In Music: Live At Massey
Hall, gravado com Herbien Hancock e Michael Brecker , entre outros.
Hargrove
participou de inúmeros festivais de jazz e foi associado à vocalista Roberta
Gambarini, com quem gravou e se apresentou em muitas ocasiões, com sua própria
big band, outro dos frutíferos projetos de Roy Hargrove.
Hargrove
explorou outras manifestações musicais, mas sempre mantendo a ligação com o
jazz, incluindo neo-soul, afro-beat e rap. Mas o acúmulo de sua produção
artística foi eminentemente hard-bop.
Ele
gravou 22 álbuns como líder e 60 como membro de outros grupos de jazz.
(Traduzido
e adaptado de Noticias de Jazz, blog de Pablo Aguirre)
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