Série: Histórias do
Jazz
O JAZZ
NO RÁDIO
Em 1923 a ODJB inaugurava a
fórmula de transmissões diretas de um local externo ao estúdio, no caso
diretamente do restaurante e night club do Copley Plaza Hotel de Boston.
Na era swing foram extremamente
populares também as transmissões “Coast To Coast” com a apresentação de
uma big band (abre-se este parentêses para uma curiosidade relativa a esses
programas quando, por vezes, o locutor declarava em tom irônico: ― “boa
noite.... San Francisco, bom dia.... New York”, dada a diferença de fusos
horários – entre as costas norte-americanas).
O mais famoso e consagrado
programa regular foi “Jazz USA”, transmitido desde 1952 através das
emissoras de ondas curtas “The Voice Of América” do governo
norte-americano, alcançando praticamente todo o mundo. A apresentação era feita
pela inconfundível voz grave de Willis Connover.
Algumas rádios dedicaram-se
exclusivamente à divulgação da música de Jazz, como a WRVR de New York a partir
de 1959, a KBCA de Los Angeles de 1961 em diante e de algumas universidades
como a KCRW de Santa Monica e a KKGO de Los Angeles. Na Europa o início das
transmissões de Jazz se deu em 28/novembro/1934, na França, quando a banda de
Louis Armstrong foi transmitida do estúdio da Poste Parisien em cadeia
nacional.
Nas décadas de 30/50 este tipo de
transmissões externas tornou-se comum, naturalmente dos locais mais famosos,
passando a ser conhecidas como as “RADIO BAND REMOTES” ― foi a expressão
que designou as transmissões de rádio "ao vivo" no início deste
importante veículo de divulgação e entretenimento nas décadas de 30 e 40. As transmissões eram geralmente feitas pelas
principais redes de rádio diretamente de hotéis, salões de baile, restaurantes
e night clubes. Durante a Segunda Guerra Mundial, os locais remotos se
expandiram para incluir bases militares e instalações de defesa. As transmissões
remotas de bandas se originaram principalmente nas grandes cidades, incluindo
Boston, Los Angeles, Nova York, Filadélfia, São Francisco e Chicago. Os
programas eram curtos, de cerca de 30 minutos, bancados pelas emissoras e
raramente tinham patrocínio, excetuando-se um breve período para o "Coca
Cola's Victory Parade Of Spotlight Bands" e o “Camel Caravan”. Formava-se
uma grande rede nacional de costa-a-costa dos EUA e as duas maiores cadeias
eram da CBS (Columbia Broadcast System) e da NBC (National Broadcast
Corporation, controlada pela RCA Victor).
Havia um mestre de cerimônias que
sempre anunciava a banda e ía apresentando os números musicais.
A qualidade técnica deixava a desejar
em comparação com as gravações, mesmo em se tratando ainda dos 78rpm, contudo
tais audições viraram uma verdadeira epidemia para os norte-americanos, que
todas as noites aguardavam ansiosos as "remotes".
Um locutor anunciava ― “Para seu prazer de dançar a Columbia Broadcast traz para você a música de Count Basie e sua orquestra, chegando até você direto do Famous Door na Fifty-Second Street na cidade de Nova York”.
Uma curiosidade: no meio de uma radio remote com a banda de Count Basie um locutor entra e diz― “ATTENTION PLEASE LATEST NEWS – JAPAN HAS JUST SURRENDERED – JAPAN SURRENDER”. (atenção por favor última notícia – o japão acaba de se render – japão se rende!). Imaginem a euforia do público e dos membros da banda, a guerra no Pacífico havia terminado!
The Camel Caravan Radio Show Broadcast foi um programa levado ao ar de 1933 a 1954. O nome veio dos cigarros Camel, cujo fabricante era o patrocinador do show. Camel Cigarettes trouxe ótimos shows no final dos anos 30, na terça-feira The Dixieland Music Shop com Bob Crosby e Johnny Mercer, e nas noites de sábado "The King of Swing" com Benny Goodman.
As transmissões de Chicago incluíram bandas lideradas por Count Basie, Frankie Carle, Duke Ellington, Jan Garber, Jerry Gray, Woody Herman, Earl Hines, Eddy Howard (do Aragon Ballroom), Kay Kyser (do Blackhawk Restaurant), Coon -Sanders Original Nighthawk Orchestra (do Blackhawk), Shep Fields (da Palmer House).
As muitas transmissões remotas de
Artie Shaw incluíram o Rose Room do Ritz Carlton Hotel de Boston. O Blue
Room do Hotel Lincoln, em Nova York, foi o local da única série regular de
rádio como atração principal, transmitido pela CBS de 20 de novembro de 1938
até 14 de novembro de 1939.
Em 1930, Ben Bernie foi ouvido em
remotos semanais do Roosevelt Hotel de Manhattan. Em 24 de novembro de
1937, Glenn Miller fez uma “radio remote” na NBC do Raymor Ballroom
de Boston.
A tradição continuou na década de
1950 com Ray Anthony fazendo “remotes” de bandas na CBS em 1951-52. Em
meados da década de 1950, a NBC fez transmissões remotas de clubes de jazz como
o Monitor apresentando Howard Rumsey, Al Hibbler e outros.
Já nos anos 50 com o advento dos
programas com disc-jockey e da televisão, este tipo de programa foi
escasseando, mas a última audição de que se tem notícia foi em 1962.
Bem... como ilustração podemos
ouvir um dos mais famosos RADIO BAND REMOTE da época, trata-se de programa da CAMEL
CARAVAN com: Benny Goodman And His Orchestra: Ziggy Elman, Harry James, Chris
Griffin (tp), Red Ballard, Murray McEachern (tb), Benny Goodman (cl), Hymie
Schertzer, George Koenig (sa), Arthur Rollini, Vido Musso (st), Jess Stacy (pi),
Allan Reuss (gt), Harry Goodman (bx), Gene Krupa (bat) - Betty Van, Meyer
(Jeff) Alexander chorus (vcl) incluindo ainda Martha Tilton, Pat O'Malley (vcl),
Fletcher Henderson (arranjo)
Trio & Quarteto incluindo:
Teddy Wilson (pi), Lionel Hampton (vib)
Radio Broadcast -Camel Caravan - "Benny
Goodman's Swing School", Los Angeles, 10/agosto/1937.
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