Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

07 julho 2021

 

Série: Histórias do Jazz

 DO OUTRO LADO DO JAZZ # 9

O  JAZZ  NO  RÁDIO

 Desde sua criação houve uma forte ligação da música de Jazz com as transmissões radiofônicas, estas inauguradas em 1922 com o programa “Jazz versus Classics” pela emissora KDKA de Pittsburgh, Pennsylvania e pertencente à Westinghouse Electric & Manufacturing Company.

Em 1923 a ODJB inaugurava a fórmula de transmissões diretas de um local externo ao estúdio, no caso diretamente do restaurante e night club do Copley Plaza Hotel de Boston.

Na era swing foram extremamente populares também as transmissões “Coast To Coast” com a apresentação de uma big band (abre-se este parentêses para uma curiosidade relativa a esses programas quando, por vezes, o locutor declarava em tom irônico: ― “boa noite.... San Francisco, bom dia.... New York”, dada a diferença de fusos horários – entre as costas norte-americanas).

O mais famoso e consagrado programa regular foi “Jazz USA”, transmitido desde 1952 através das emissoras de ondas curtas “The Voice Of América” do governo norte-americano, alcançando praticamente todo o mundo. A apresentação era feita pela inconfundível voz grave de Willis Connover.

Algumas rádios dedicaram-se exclusivamente à divulgação da música de Jazz, como a WRVR de New York a partir de 1959, a KBCA de Los Angeles de 1961 em diante e de algumas universidades como a KCRW de Santa Monica e a KKGO de Los Angeles. Na Europa o início das transmissões de Jazz se deu em 28/novembro/1934, na França, quando a banda de Louis Armstrong foi transmitida do estúdio da Poste Parisien em cadeia nacional.

Nas décadas de 30/50 este tipo de transmissões externas tornou-se comum, naturalmente dos locais mais famosos, passando a ser conhecidas como as “RADIO BAND REMOTES” ― foi a expressão que designou as transmissões de rádio "ao vivo" no início deste importante veículo de divulgação e entretenimento nas décadas de 30 e 40.  As transmissões eram geralmente feitas pelas principais redes de rádio diretamente de hotéis, salões de baile, restaurantes e night clubes. Durante a Segunda Guerra Mundial, os locais remotos se expandiram para incluir bases militares e instalações de defesa. As transmissões remotas de bandas se originaram principalmente nas grandes cidades, incluindo Boston, Los Angeles, Nova York, Filadélfia, São Francisco e Chicago. Os programas eram curtos, de cerca de 30 minutos, bancados pelas emissoras e raramente tinham patrocínio, excetuando-se um breve período para o "Coca Cola's Victory Parade Of Spotlight Bands" e o “Camel Caravan”. Formava-se uma grande rede nacional de costa-a-costa dos EUA e as duas maiores cadeias eram da CBS (Columbia Broadcast System) e da NBC (National Broadcast Corporation, controlada pela RCA Victor).

Havia um mestre de cerimônias que sempre anunciava a banda e ía apresentando os números musicais.

A qualidade técnica deixava a desejar em comparação com as gravações, mesmo em se tratando ainda dos 78rpm, contudo tais audições viraram uma verdadeira epidemia para os norte-americanos, que todas as noites aguardavam ansiosos as "remotes".

Um locutor anunciava ― “Para seu prazer de dançar a Columbia Broadcast traz para você a música de Count Basie e sua orquestra, chegando até você direto do Famous Door na Fifty-Second Street na cidade de Nova York”.

Uma curiosidade: no meio de uma radio remote com a banda de Count Basie um locutor entra e diz― “ATTENTION PLEASE LATEST NEWS – JAPAN HAS JUST SURRENDERED – JAPAN SURRENDER”. (atenção por favor última notícia – o japão acaba de se render – japão se rende!). Imaginem a euforia do público e dos membros da banda, a guerra no Pacífico havia terminado!

The Camel Caravan Radio Show Broadcast foi um programa levado ao ar de 1933 a 1954.  O nome veio dos cigarros Camel, cujo fabricante era o patrocinador do show. Camel Cigarettes trouxe ótimos shows no final dos anos 30, na terça-feira The Dixieland Music Shop com Bob Crosby e Johnny Mercer, e nas noites de sábado "The King of Swing" com Benny Goodman.

As transmissões de Chicago incluíram bandas lideradas por Count Basie, Frankie Carle, Duke Ellington, Jan Garber, Jerry Gray, Woody Herman, Earl Hines, Eddy Howard (do Aragon Ballroom), Kay Kyser (do Blackhawk Restaurant), Coon -Sanders Original Nighthawk Orchestra (do Blackhawk), Shep Fields (da Palmer House).

As muitas transmissões remotas de Artie Shaw incluíram o Rose Room do Ritz Carlton Hotel de Boston. O Blue Room do Hotel Lincoln, em Nova York, foi o local da única série regular de rádio como atração principal, transmitido pela CBS de 20 de novembro de 1938 até 14 de novembro de 1939.

Em 1930, Ben Bernie foi ouvido em remotos semanais do Roosevelt Hotel de Manhattan. Em 24 de novembro de 1937, Glenn Miller fez uma “radio remote” na NBC do Raymor Ballroom de Boston.

A tradição continuou na década de 1950 com Ray Anthony fazendo “remotes” de bandas na CBS em 1951-52. Em meados da década de 1950, a NBC fez transmissões remotas de clubes de jazz como o Monitor apresentando Howard Rumsey, Al Hibbler e outros.

Já nos anos 50 com o advento dos programas com disc-jockey e da televisão, este tipo de programa foi escasseando, mas a última audição de que se tem notícia foi em 1962.

Bem... como ilustração podemos ouvir um dos mais famosos RADIO BAND REMOTE da época, trata-se de programa da CAMEL CARAVAN com: Benny Goodman And His Orchestra: Ziggy Elman, Harry James, Chris Griffin (tp), Red Ballard, Murray McEachern (tb), Benny Goodman (cl), Hymie Schertzer, George Koenig (sa), Arthur Rollini, Vido Musso (st), Jess Stacy (pi), Allan Reuss (gt), Harry Goodman (bx), Gene Krupa (bat) - Betty Van, Meyer (Jeff) Alexander chorus (vcl) incluindo ainda Martha Tilton, Pat O'Malley (vcl), Fletcher Henderson (arranjo)

Trio & Quarteto incluindo: Teddy Wilson (pi), Lionel Hampton (vib)

 Radio Broadcast -Camel Caravan - "Benny Goodman's Swing School", Los Angeles, 10/agosto/1937.


Nenhum comentário: