Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

O BATERISTA ALFREDO DIAS GOMES MERGULHA NO JAZZ EM NOVO TRABALHO AUTORAL

17 maio 2021

Um ano após seu elogiado disco Jazz Standards, o baterista Alfredo Dias Gomes reaquece a cena instrumental brasileira com seu 13º disco solo intitulado Metrópole. 

No final do ano passado comecei a compor para o novo disco e mantive o estilo jazzístico do último trabalho, sendo que em Metrópole também toco os teclados, além da bateria”, comenta o baterista, que começou a gravar as bases do disco em fevereiro com o baixista Jefferson Lescowitch.

Com temas curtos, Metrópole traz em sua concepção o enfoque no improviso, que se desenvolve especialmente dentro da forma da composição, característica dos discos de jazz. Abrindo o disco, a faixa título é classicamente jazzística, marcada por um walking bass com acordes peculiares e com o colorido dos solos de trompete e sax, finalizando com bateria, baixo e trompete em conversação mútua. Em compasso 5/4, o tema ""Resedá" é uma homenagem à rua onde nasceu e tem melodia abrasileirada e em uníssono, com a bateria livre costurando a melodia. A balada jazzística “Saudade” é dedicada à memória do irmão Marcos (1965-1968), ressalta uma melodia emotiva com destaque para os solos de baixo e flugelhorn, ambos de extrema sensibilidade. Em compasso 6/4, “Andaluz” traz melodia espanholada em uníssono de baixo e teclado, com destaque para o solo de Jessé Sadoc que, da surdina ao som aberto, entrega o tema para o improviso para Widor Santiago em um melodioso solo de sax, em clima crescente até o clímax reunindo todos os instrumentos na melodia final que termina com intervenções vigorosas da bateria. “Expresso do Oriente” é outro tema em andamento rápido, melodia arábica e acordes característicos que instigam os solos de trompete e sax, com uma bateria condutiva e em diálogo com os solistas. O tema fusion “Cidade da Meia-Noite” faz prevalecer o suingue, com melodia incisiva de metais e solos de baixo, trompete e sax - este lembrando o lendário saxofonista Michael Brecker. Ainda nessa linha,“Grand Prix” traz na melodia algo de Milestones (Miles) e traz andamento rápido e solos vibrantes de trompete e sax, com a bateria livre explorando os pratos.

Ao lado de Alfredo Dias Gomes na bateria e teclados estão Jessé Sadoc no trompete e flugelhorn, Widor Santiago no saxofone e Jefferson Lescowich contrabaixo.
Todas as composições são de Alfredo Dias Gomes. Metropole foi gravado e mixado no ADG Studio por Thiago Kropf e Alfredo Dias Gomes e masterizado no Abbey Road Studios por Andy Walters.

O design da capa é da Leila Sarmento.
Assessoria de imprensa da Cezanne Comunicação.

Nenhum comentário: