Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

13 janeiro 2021

 Série: Histórias do Jazz

 

AS PRIMEIRAS BANDAS E AS GRAVAÇÕES DE JAZZ (FINAL)

A primeira banda afro-americana a gravar indicando que tocava Jazz foi a Wilbur Sweatman's and his Jazz Band. Em abril de 1917 Sweatman gravou sete instrumentais para o selo Pathe. A execução ainda era calcada firmemente na tradição do Ragtime, mas há passagens bastante jazzy no clarinete do próprio Sweatman e no saxofone de Henry Minton. Sweatman fez mais gravações entre 1918 e 1920 para os selos Columbia e Little Wonder.

Charles Prince's Band gravou várias canções em 1917 incluindo a palavra Jazz em vez de Jas ou Jass. A primeira delas a 16/abril intitulava-se Hong Kong com o subtítulo de Jazz One-Step (*). Em junho várias sessões produziram Everybody's Jazzin' It e New Orleans Jazz. A banda de Prince foi criada em 1902 tornando-se uma das mais conhecidas das gravações populares no processo acústico (até 1925). Em julho de 1917 Prince gravou Lily Of The Valley a qual foi caracterizada como mais um Jazz One-Step. Em 15/dezembro sob a chancela de Jazz foi editado o tema Cleopatra Had A Jazz Band.

O famoso sexteto de saxofones do teatro vaudeville ― The Six Brown Brothers liderado por Tom Brown fez uma gravação para a Victor em maio/1917 do tema ― Smiles And Chuckles - A Jazz Rag. Realmente era muito mais um rag do que Jazz, mas o sexteto gravou ainda vários títulos como Jazz em 1920 e se não executavam exatamente o Jazz sua contribuição na divulgação do saxofone foi notável.

A W.C. Handy's Orchestra de Memphis que desfilava instalada e tocando em cima de um carroção em setembro de 1917 gravou 10 canções para a Columbia incluindo sua versão de Livery Stable Blues o grande hit da ODJB. Handy tinha 43 anos quando estes discos foram feitos. Se considerarmos que as gravações de 1917 da Wilbur Sweatman's Jass Band eram mais Ragtime estilisticamente e não Jazz poderíamos dizer que as gravações de Handy foram as primeiras realmente de Jazz. Somente a canção That Jazz Dance (The Jazz Dance Everybody Is Crazy 'Bout) foi classificada como Jazz nos selos dos discos, normalmente eram tituladas de foxtrot. A associação de W.C. Handy's com o Jazz após 1917 foi principalmente como compositor com canções imortais como St. Louis Blues e Memphis Blues até hoje fazendo parte do repertório jazzístico.

Ford Dabney foi outro afro-americano e bandleader que gravou em agosto de 1917 e que poderia ser considerado como música de Jazz. À mesma época que as gravações eram feitas a Dabney's Band se apresentava no Ziegfeld's Midnight Frolic, uma revista musical no The New Amsterdam Theatre (214 W. 42nd Street at Broadway) em New York. O show iniciava às 23:30h e era aberto pelo número de dança com a música ― The Jass - Lazy Blues.

O primeiro disco contendo Jazz em ambos os lados foi o Columbia A2472 com as canções Cleopatra Had A Jazz Band e Alexander's Got A Jazz Band Now, última gravação do cantor Gene Greene, conhecido como ― The Ragtime King.

Alguns historiadores consideram a canção de 1911 ― King of the Bungaloos interpretada por Greene como o primeiro exemplo de scat singing em gravação, mas na verdade não era estilisticamente o que foi consagrado por Armstrong em Heebie Jeebies em 1926 e depois por muitos vocalistas de Jazz que o seguiram.

A lembrança de bandas que gravaram canções em 1917 que incluíam de alguma forma a palavra Jazz no título ou no nome da banda foram grupos de estúdio como a The Memphis Pickaninny Band que gravou Some Jazz Blues. The Emerson Military Band registrou duas versões de Hong Kong Jazz One-Step. A Emerson Symphony Orchestra gravou Hawaiian Butterfly Jazz Foxtrot.

O clarinetista Ted Lewis nascido em Circleville, Ohio em 1890 já liderava grupos antes de 1910. Ted formou dupla com seu irmão mais velho Edward Friedman conhecida como "Ted and Ed" atuando no teatro vaudeville. Em 1916 Lewis juntou-se a Earl Fuller's Band a qual atuava no Aux Caprice Domino Room e Rector's Supper Club em Manhattan fazendo inúmeras gravações em 1917 para a Victor das quais alguns temas como ― Jazzing' Around, Beale Street Blues e A Conn Band Contest dentre outras. Depois a Ted Lewis and his Band tornou-se a mais popular dos anos 20 tendo feito várias gravações em 1919.

De todos os grupos e sucessos individuais a primeira gravação da Original Dixieland Jass Band provou ter tido o maior impacto na história da música. As canções de W.C. Handy obtiveram a maior popularidade por muitos anos e Ted Lewis foi o mais popular e bem sucedido de todos os artistas que primeiro gravaram Jazz em 1917. Durante anos as bandas lideradas por Lewis apresentaram muitos músicos que mais tarde se tornariam importantes estrelas do Jazz, tais como: Muggsy Spanier (tp), Jimmy Dorsey (sa), Dave Klein (cornet), Benny Goodman (cl), Don Murray (sax baritono), George Brunies (tb) e Jack Teagarden (tb).

Wilbur Sweatman também empregou vários músicos iniciantes em suas carreiras como Duke Ellington (pi), Sonny Greer (bat), Otto Hardwick (sa), Cozy Cole (bat) e Coleman Hawkins (st).

A questão de qual tenha sido o primeiro ― o Ragtime ou Jazz nas primeiras gravações divide os historiadores há muitos anos, contudo as listas de gravações feitas como sendo de Jazz em 1917 ajudaram o público a entender e a reconhecer um novo estilo de se tocar e interpretar a música popular norte-americana – O JAZZ.

Abaixo podemos ouvir a Wilbur Sweatman's and his Jazz Band como já vimos a 1ª. Banda afro-americana a executar o mais próximo do Jazz.

Wilbur Sweatman (cl), Vess Williams (sa), Piccolo Jones, Henry Minton (st), Charlie Thorpes (sbar) Frank Withers (bass-sax)

JOE TURNER BLUES (W.C. Handy)  New York, abril, 1917        Selo Pathe-Act 20147

 


 

 

 (*) - ONE-STEP – refere-se a uma dança afro-americana muito popular entre os anos de 1910 a 1920 que se baseava em música sincopada semelhante ao Ragtime. Através do casal de dançarinos Castle (Vernon e Irene), invadiu os salões mais refinados de New York, sendo a base de desenvolvimento de outros passos. Uma pequena variação no passo da dança gerou outro tipo intitulado two-step. 


Nenhum comentário: