Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).


BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

GEORGE WEIN E OS FESTIVAIS DE JAZZ

06 outubro 2020

 


Mais do que pianista, promotor e produtor GEORGE WEIN é famoso por ser "o pai" de todos os festivais de jazz. Foi ele quem criou e organizou o primeiro de tudo, o de Newport, em 1954. Esse foi o "modelo" para os festivais subsequentes que aconteceram nos Estados Unidos e, hoje, em todo o mundo. Até mesmo festivais de "rock", como o lendário Woodstock, foram inspirados pela ideia original de Wein. Foi ele também quem organizou os primeiros festivais de jazz em Los Angeles (Playboy) e New Orleans. Os elogios e homenagens que recebeu somam uma longa lista e incluem o NEA Jazz Master. Até recentemente George Wein, "o empresário de jazz mais famoso do mundo", continuou a organizar os festivais de Newport e New York. No vídeo abaixo, nós o ouvimos tocando piano com seu Newport All Stars 1987:

 Rosetta Newport All Stars 1987

Essa é uma dessas músicas que todos os músicos adoram. Uma boa melodia, ótimo padrão de acordes e geralmente tocada em um bom andamento. George Wein no Festival de Jazz de Berna está conduzindo um grande grupo no clássico Rosetta original de Earl Hines e Henry Wood.

 Ao lado de George no piano, vemos e ouvimos Warren Vache no cornet, Scott Hamilton, Al Cohn e Esby Harold nos saxes tenor, Norris Turney no sax alto com Slam Stewart no baixo e Oliver Jackson na bateria para complementar o grupo rítmico.

http://www.youtube.com/watch?v=SsIenhVPupw&feature=related




Nenhum comentário: