O selo LEGACY RECORDINGS lançou
uma compilação de 20 músicas clássicas gravadas pela cantora BILLIE HOLIDAY no
melhor período de sua carreira, com "gigantes" do jazz como solistas.
O álbum se chama Billie
Holiday: The Centennial Collection e é uma antologia musical cuidadosamente
selecionada, produzida em comemoração à célebre cantora.
Nos primeiros anos, Billie
Holiday gravou com alguns dos melhores músicos da história do jazz, como Ben
Webster, Benny Goodman, Roy Eldridge, Johnny Hodges ou Jonah Jones, entre
outros. Teddy Wilson estava encarregado de reunir esses músicos e formar
pequenos e selecionados grupos instrumentais. Nesse breve período, If You
Were Mine (1935) These Foolish Things y I Cried for You (1936), se destacam,
no formato usual para gravações de alta qualidade da época, em vinil a 78 rpm.
Foi nessa época que ela teve seus
primeiros sucessos como cantora. Em 23 de novembro de 1934, cantou no Teatro
Apollo, recebendo boas críticas. Sua atuação com o pianista Bobby Henderson fez
muito para consolidar seu prestígio como cantora de jazz e blues. Pouco tempo
depois, Holiday começou a se apresentar regularmente em vários clubes da 52nd
Street e em Manhattan.
De 1937 a 1940, alternou entre as
gravadoras Brunswick e Vocalion, gravando padrões importantes como: - My
Last Affair (This Is) (1937), I Can't Get Started (1938) e Night and Day (1940); Além disso, estrearia sucessos futuros
de sua carreira como Strange Fruit (1939), e até suas
próprias composições como - Fine and Mellow e outras menos
conhecidas como Everything Happens for the Best (1939).
Algumas de suas gravações seriam estréia e seriam gravadas mais tarde com
mais sucesso, como He's Funny That Way (1937), My
Man (1937) e You Go To My Head (1938).
Novas adições às bandas de
Holiday são as do saxofonista Lester Young, em 1937, e do trompetista Charlie
Shavers, no início de 1939; Billie começaria a cantar na boate de Nova York
Café Society com o pianista Sonny White no final de 1938, estreando
obras menores e padrões menos conhecidos, além de arranjos instrumentais
atípicos: Brunswick 8259 e Vocalion 4783.
Holiday tinha um alcance musical
limitado, apenas uma oitava. Ela compensou essa dificuldade com sentido rítmico
implacável, expressão sutil e imediatismo emocional. Mais tarde, trabalhou com
estrelas como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw, tornando-se uma
das mais conceituadas cantoras negras de jazz. No entanto, era proibida de usar
a entrada principal em alguns locais em que iria atuar tendo que esperar em uma
sala escura longe do público antes de aparecer em cena.
Holiday explicou o sentido do
efeito dramático que apresentou em suas músicas dizendo: ─"Eu vivia as músicas
assim". Nos seus últimos anos, cantou com muitos de outros grandes
solistas de jazz da época.
A coleção inclui temas musicais
de 1935 a 1945.
(traduzido e adaptado de Noticias
de Jazz - blog de Pablo Aguirre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário