Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

GRANDE COLEÇÃO DE BILLIE HOLIDAY

08 abril 2020



O selo LEGACY RECORDINGS lançou uma compilação de 20 músicas clássicas gravadas pela cantora BILLIE HOLIDAY no melhor período de sua carreira, com "gigantes" do jazz como solistas.
O álbum se chama Billie Holiday: The Centennial Collection e é uma antologia musical cuidadosamente selecionada, produzida em comemoração à célebre cantora.
Nos primeiros anos, Billie Holiday gravou com alguns dos melhores músicos da história do jazz, como Ben Webster, Benny Goodman, Roy Eldridge, Johnny Hodges ou Jonah Jones, entre outros. Teddy Wilson estava encarregado de reunir esses músicos e formar pequenos e selecionados grupos instrumentais. Nesse breve período, If You Were Mine (1935) These Foolish Things y I Cried for You (1936), se destacam, no formato usual para gravações de alta qualidade da época, em vinil a 78 rpm.
Foi nessa época que ela teve seus primeiros sucessos como cantora. Em 23 de novembro de 1934, cantou no Teatro Apollo, recebendo boas críticas. Sua atuação com o pianista Bobby Henderson fez muito para consolidar seu prestígio como cantora de jazz e blues. Pouco tempo depois, Holiday começou a se apresentar regularmente em vários clubes da 52nd Street e em Manhattan.
De 1937 a 1940, alternou entre as gravadoras Brunswick e Vocalion, gravando padrões importantes como: - My Last Affair (This Is) (1937), I Can't Get Started (1938) e Night and Day (1940); Além disso, estrearia sucessos futuros de sua carreira como Strange Fruit (1939), e até suas próprias composições como - Fine and Mellow e outras menos conhecidas como Everything Happens for the Best (1939). Algumas de suas gravações seriam estréia e seriam gravadas mais tarde com mais sucesso, como He's Funny That Way (1937), My Man (1937) e You Go To My Head (1938).
Novas adições às bandas de Holiday são as do saxofonista Lester Young, em 1937, e do trompetista Charlie Shavers, no início de 1939; Billie começaria a cantar na boate de Nova York Café Society com o pianista Sonny White no final de 1938, estreando obras menores e padrões menos conhecidos, além de arranjos instrumentais atípicos: Brunswick 8259 e Vocalion 4783.
Holiday tinha um alcance musical limitado, apenas uma oitava. Ela compensou essa dificuldade com sentido rítmico implacável, expressão sutil e imediatismo emocional. Mais tarde, trabalhou com estrelas como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw, tornando-se uma das mais conceituadas cantoras negras de jazz. No entanto, era proibida de usar a entrada principal em alguns locais em que iria atuar tendo que esperar em uma sala escura longe do público antes de aparecer em cena.
Holiday explicou o sentido do efeito dramático que apresentou em suas músicas dizendo: ─"Eu vivia as músicas assim". Nos seus últimos anos, cantou com muitos de outros grandes solistas de jazz da época.
A coleção inclui temas musicais de 1935 a 1945.
(traduzido e adaptado de Noticias de Jazz - blog de Pablo Aguirre)



Nenhum comentário: