Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

COLEMAN HAWKINS E OS 80 ANOS DE BODY AND SOUL

13 outubro 2019



Quando Coleman Hawkins gravou BODY AND SOUL em  11/outubro/1939, produziu um impacto difícil de imaginar hoje.
Antes de tudo, ele improvisou o tema do começo ao fim; em segundo lugar, ele o fez de uma maneira muito bonita e inspirada, criando frases musicais maravilhosas e, em terceiro lugar, o estilo de sua improvisação, "antes do tempo", passou a marcar uma nova etapa no jazz.
Também se pode acrescentar que, com esta gravação, o saxofone tenor definitivamente ganhou seu lugar de importância na história do jazz. Devido à fama desta gravação, o título Body and Soul foi usado em inúmeras compilações de Hawkins por várias gravadoras.
Apesar de uma canção simples na clássica forma AABA de 32 compassos tornou-se um grande clássico do repertório jazzista, principalmente pela progressão de acordes.
Até outubro de 2018 o tema foi gravado 2470 vezes um dos maioires na história de toda fonografia jazzística. O autor da melodia foi Johnny Green (1908-1989) compositor do cancioneiro norte-americano, arranjador e maestro, sendo autor de outros sucessos como Out of Nowhere. A letra foi composta por Robert Sour, Edward Heyman e Frank Eyton para a comédia musical Three's a Crowd (1930). O show permaneceu por 272 encenações e a canção sendo interpretada por Libby Holman cantora e atriz do “showbizz” da Broadway.. A primeira gravação do tema foi feita pelo pianista Carrol Gibbons em 16/abr/1929 antes mesmo da canção ter sido oficialmente registrada (copyrighted). Foram gravadas ao todo 40 sessões antes de Hawkins, no entanto, todas foram sublimadas pela antológica interpretação do saxofonista com uma série de "choruses" improvisados de grande sutiliza melódico-harmônica.
Como líder Hawkins gravou a canção 19 vezes, como sideman 9 vezes e no Jazz At Philharmonic gravou em 1945 em Los Angeles, depois no Carnegie Hall em 47 e 49 e em 1966 no Royal Festival Hall em Londres.
Existe a informação de que Hawkins gravou a canção despretenciosamente ao fim de uma sessão no estúdio da RCA Victor e, mais tarde, surpreso com o sucesso obtido declarou: — "não fiz nada além de uma balada e faço isto há anos centenas de vêzes!”. O disco fonográfico exerceu uma espécie de ditadura sobre o mundo do Jazz. O sucesso imprevisto que uma gravação podia proporcionar tinha, às vêzes consequências inesperadas para o músico. Uma delas é que teria de repetir aquela execução infindáveis vêzes, dia após dia, show após show, e não podia variar muito, ou mesmo nada, pois o público ali estava esperando para ouvir aquele mesmo solo ao vivo do disco. Hawkins nos primeiros anos repetia praticamente sua interpretação original nota a nota, mas depois de 20 anos já liberto executava a balada de maneira um pouco diferente e até mesmo mais charmosa.
Em 1958 o crítico e produtor Leonard Feather calculava que Hawkins teria executado pelo menos umas 6.600 vêzes ─ BODY AND SOUL ─ nos 6.800 dias passados desde a data da gravação.
Esta versão histórica pode ser ouvida a seguir: 

Coleman Hawkins (st, arranjo), Gene Rodgers (pi), Oscar Smith (bx) e Arthur Herbert (bat) + ensemble por:  Tommy Lindsay, Joe Guy (tp), Earl Hardy (tb), Jackie Fields e Eustis Moore (sa)

New York, 11 de outubro de 1939

(traduzido e adaptado do blog - Noticias de Jazz e do Glossário do Jazz)


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