Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

A PIONEIRA DO TROMPETE NO JAZZ

28 janeiro 2019




Relembramos mais uma vez, BILLIE ROGERS, a trompetista que se tornou famosa na orquestra de Woody Herman, com quem tocou por três anos a partir de 1941 e que foi um dos principais solistas. Billie morreu a 18 /janeiro/ 2014 com 96 anos. Gravou 12 álbuns com Herman.
Billie Rogers, depois de tocar com Herman, formou sua própria orquestra.
Ela foi a primeira mulher que fez parte de uma big band de jazz e uma das pioneiras do gênero junto com Valaida Snow. Ambas figuraram com destaque no documentário "The Girls in the Band" sobre a história difícil das mulheres no jazz .
Depois de dirigir com sua orquestra por um par de anos, Rogers se juntou à orquestra de Jerry Wald e depois formou um sexteto muito bem sucedido.
O verdadeiro nome dessa trompetista, nascida em 31 de maio de 1917, era ZELDA LOUISE SMITH. Todos os membros de sua família eram músicos. Ela muito jovem tocou em conjuntos da cidade de  Rainier, Washington, para onde seus pais se mudaram de North Plains, Oregon.
Pouco depois ela estava em turnê com bandas próprias, e foi contratada por Woody Herman num momento em que eles tocaram em Los Angeles.
A partir dos anos 50 Rogers foi dedicada à produção musical e só continuou a atuar de vez em quando, mas deixou uma extensa discografia que começa em 1941 com Woody Herman, que inclui algumas de suas performances vocais também.
(Traduzido e adaptado do blog  Noticias de Jazz)

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