Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).


BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

BEBO VALDÉS E CHUCHO VALDÉS

09 outubro 2018



Hoje (9/10) coincidem os aniversários de BEBO E CHUCHO VALDÉS, dois famosos pianistas, pai e filho. Bebo faleceu em 22 de março de 2013.
Em várias ocasiões, Chucho Valdés contou em entrevistas pela BBC que sua principal influência no começo de sua carreira foi a de seu pai. Mas Bebo deixou Cuba depois da Revolução e ambos não voltaram a se falar por muitos anos. Há um vídeo que foi filmado há algum tempo por Fernando Trueba para a Calle 54, no qual eles se encontram pela primeira vez após esse período de separação e a música os une novamente, através de improvisações e memórias musicais.
A partir desse momento, os dois tocaram juntos novamente e se reconciliaram. Esse vídeo foi removido do YouTube, infelizmente, mas o substituímos por um gravado no dia 25 de outubro no Auditório de Palma no âmbito do Jazz Voyeur Festival 2008.




CHUCHO VALDÉS, pianista, arranjador, compositor e educador é considerado um dos grandes pianistas do jazz cubano. Ele ganhou 4 Grammy Awards e em 2006 foi nomeado Embaixador da Boa Vontade e Embaixador da FAO. Seu álbum, Border-Free, também foi indicado para um Grammy.
Chucho participa todos os anos em festivais e concertos em diferentes partes do mundo (atualmente com seus mensageiros afro-cubanos) e é o organizador do Festival de Jazz de Havana. Seu filho, Chuchito, também é pianista de jazz, estendendo esse talentoso domínio a três gerações.

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)

Nenhum comentário: