Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

ADEUS AO TROMBONISTA BILL WATROUS

12 julho 2018



 Com alguns dias de atraso, soubemos da morte em Los Angeles, 3/julho/ 2018 – aos 79 anos ─ de BILL WATROUS, um dos grandes trombonistas do jazz contemporâneo que, entre outros, destacou-se como membro de grupos de Chick Corea.
Watrous foi o chamado músico de jazz com um tom suave e limpo no trombone que, no entanto, não atrapalhou sua virtuosidade, fuidez, técnica e criatividade.
Admirado por seus colegas, críticos e público, sua carreira durou 55 anos em que ele tocou com grandes nomes do jazz, incluindo Woody Herman, Kai Winding, Maynard Ferguson, Quincy Jones, Ella Fitzgerald, Quincy Jones e Chick Corea, bem como a banda de jazz-rock Ten Wheel Drive e sua própria Wildlife Refuge Orchestra.. Ele tocou e gravou também com muitos grupos em seu nome.
Ele também foi um músico de estudo em alta consideração, ensinou  por duas décadas na Universidade do Sul da Califórnia.

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)

Abaixo sua discografia como líder de 23 álbuns:

·         In Love Again (as William Russell Watrous with the Richard Behrke Strings) (MTA, 1964)
·     Plays Love Themes for the Underground, the Establishment & Other Sub Cultures Not Yet Known (With the Walter Raim Concept) (MTA, 196?)
·         Bone Straight Ahead (Famous Door, 1973)
·         Manhattan Wildlife Refuge (Columbia, 1974)
·         The Tiger of San Pedro (Columbia, 1975)
·         Funk 'n' Fun (Yupiteru, 1979)
·         Watrous in Hollywood (Famous Door, 1979)
·         Coronary Trombossa! (Famous Door, 1980)
·         I'll Play for You (Famous Door, 1980)
·         La Zorra (Famous Door, 1980)
·         Bill Watrous in London (Mole Jazz, 1982)
·         Roaring Back to New York, New York (Famous Door, 1983)
·         Bill Watrous and Carl Fontana (Atlas, 1984)
·         Someplace Else (Soundwings, 1986)
·         Reflections (Soundwings, 1987)
·         Bone-Ified (GNP Crescendo, 1992)
·         Time for Love (GNP Crescendo, 1993)
·         Space Available (Double-Time, 1997)
·         Live at the Blue Note (Half Note, 2000)
·         Living in the Moment with The Gary Urwin Jazz Orchestra (Sea Breeze, 2003)
·         Live in Living Comfort (Stonequake, 2003)
·         Mad to the Bone with The Rob Stoneback Big Band (Stonequake, 2003)
·         Kindred Spirits with The Gary Urwin Jazz Orchestra (Summit, 2006)

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que ouvi pouco o Watrous, mas sempre fiz uma associação mental entre o som do trombone como sendo algo "watrous". Não me pergunte porquê, precisaria mergulhar no fundo da minha cabeça para isso. Sempre gostei dos tons mais graves (com exceção do trompete) para as minhas escolhas auditivas, indo na direção dos saxes tenor e barítono, em detrimento do alto, do soprano, do clarinete. O trombone sem pre foi um must nas minhas audições e tenho especial pareço por um CD que o Sazz me deu, chamado de 27 Trombones, com produção e participação do J J Johnson e do Kai Winding.

Agora, vou pôr mãos à obra sobre o trajetória o Watrous.

Abraço,

MauNah