Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

SIMPLICIDADE: DUO RODRIGO CHENTA E IVAN BARASNEVICIUS

25 junho 2018

O duo de guitarras formado por Rodrigo Chenta e Ivan Barasnevicius apresenta o quarto trabalho - Simplicidade, em que traz um repertório autoral com 6 composições, destacando três suítes - "Suíte das Orquídeas" com 4 movimentos, "Suíte 4" e "Suite da Bailarina" com três movimentos cada. Com muitas experimentações, o duo faz uso de afinações alternativas, o que torna o trabalho do guitarrista bastante desafiador pois desconstrói as formas de acordes e digitação dos improvisos como se está acostumado usando a afinação padrão.
O título do disco foi uma forma de representar o conceito deste trabalho. Apesar da complexidade harmônica que se apresenta em alguns temas, o duo quis trazer simplicidade na execução comparado aos últimos trabalhos, além do processo de gravação no estúdio. Isso também se reflete na arte da capa do disco, um fundo branco com algumas linhas vermelhas.

É como se diz por aí - a simplicidade é a máxima sofisticação, e aqui não foi diferente.

O disco abre com "India", resultado de uma imersão que Ivan fez sobre a música deste país e a sua diferente riqueza de timbres e instrumentos, um mergulho em um universo cheio de modalismos. Interessante perceber a instrumentação do tema com afinação DADG#AD, cuja sonoridade fica bem explicita na introdução dando uma atmosfera bem folk, depois ganhando dinâmicas variadas com riffs, harmônicos e aqui Chenta conduzindo o improviso. "Latin do Cachorro" faz um trocadilho com o latin jazz explorando a rítmica percussiva nas guitarras, cadenciam um forrózinho e desenvolvem nossa linguagem instrumental com aquela alternância de baixos fazendo base para os improvisos, aqui destaca-se o solo de Ivan.
"Suite das Orquídeas" descreve o gosto de Ivan pelas flores, pelas plantas, e foi uma forma de transpor esse sentimento em uma pluralidade de formas musicais. Novamente a afinação fora do padrão, DGDGBD, e a melodia tem um tratamento diferenciado em cada movimento. O primeiro e terceiro movimentos se desenvolvem com um intenso riff , com Chenta e Ivan dialogando vozes em acorde e melodia; o segundo e quarto movimentos repousam em uma atmosfera mais densa, um ar um tanto progressivo, desenvolvidos com serenidade e delicadeza pela guitarra de Ivan. "Alegria" é o sentimento de Chenta em um momento de aquisição de um novo violão quando fez o registro da melodia que lhe veio à mente; traz uma roupagem mais funkeada, aqui Ivan faz o primeiro improviso e Chenta o segundo. "Suite 4" também é uma composição de Chenta, cujo título refere-se a sua quarta suite criada. Aqui percebe-se forte influência mineira com uma roupagem bem contemporânea, muito evidente no primeiro e segundo movimentos, destacando os improvisos de Ivan e Chenta respectivamente. "Suite da Bailarina" fecha o disco em três movimentos - Dança do Amanhecer, Dança das Águas e Dança do Entardecer, inspiração de Ivan para sua filha Pietra composta na Serra do Cafezal, lugar que, inclusive, inspirou tema homônimo gravado no disco "Novos Caminhos". Novamente o uso de afinação alternativa, DGDGBD, dando uma atmosfera bastante peculiar em todos os movimentos. Chenta improvisa nos primeiro e terceiro movimento, Ivan no segundo.

"Simplicidade" foi gravado ao vivo no Estúdio Baeta por Thiago Lima Diatroptoff em janeiro de 2018, com mixagem e masterização de Pedro Pimentel. Rodrigo Chenta está no canal esquerdo e Ivan Barasnevicius no canal direito.

www.rodrigochenta.com/duo

Você pode ouvir o disco nas plataformas digitais Spotify e Deezer.

Nenhum comentário: