Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

INICIA O "MÊS INTERNACIONAL DO JAZZ "

01 abril 2018


Sydney e São Petersburgo foram escolhidas para a celebração oficial do "Jazz Day" deste ano.

O Instituto Smithsonian em Washington, uma prestigiada organização que supervisiona, preserva e valoriza o patrimônio cultural e artístico dos EUA, vai comemorar o mês de abril como ­ - "Jazz Appreciation Month".
Nos últimos anos, outras instituições dos Estados Unidos e de outras partes do mundo se uniram, tornando essa celebração internacional.
No ano passado, o Instituto Smithonian celebrou em Washington a participação de mulheres no jazz, como também foi o centenário de nascimento de Ella Fitzgerald.
Este é o décimo sexto ano que o instituto organiza eventos para este efeito, em abril, incentivando as instituições educacionais, músicos e do público em geral a participar desta celebração, chamada JAM (Jazz Appreciation Month).
Em anos anteriores JAM – “tem ajudado a transformar as relações de gênero, raça, ordem cultural e social para alcançar uma sociedade mais justa e equitativa", de acordo com o instituto. O ano ancestral centrou-se na figura de Louis Armstrong e, entre muitas atividades, Herbie Hancock deu concertos em várias capitais do mundo, na qualidade de Embaixador da Boa Vontade da UNESCO.
A lista de eventos relacionados a este mês é longa e inclui atividades e eventos em Washington e muitas outras cidades nos EUA e no mundo.
Como já relatado anteriormente, Herbie Hancock, é o embaixador da UNESCO, introduzido há três anos no "Dia Internacional Jazz" em 30 de abril.
Este ano, o dia será comemorado oficialmente em São Petersburgo e Sydney, com a participação de Herbie Hancock, Chucho Valdes, Cassandra Wilson, Marcus Miller, Kurt Elling, Gonzalo Rubalcaba, Regina Carter, Ivan Lins, Esperanza Spalding, Igor Butman, Julio Padron, Richard Bona, Bobby Carcassés e muitos outros, e como em ocasiões anteriores, haverá celebrações em muitas outras capitais e cidades do mundo: a celebração mundial da data indicada também contará com apresentações e concertos de estrelas do jazz em Istambul, Londres, Nova Orleans e Nova York, além de eventos relacionados em países de todos os continentes.
 (traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)

Um comentário:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:

Preservação e disseminação da cultura, benéfica para o mundo e cada um de nós, com a presença de valores indiscutíveis no mundo do JAZZ (descontada, é claro, a presença de alguns "caronas" habituais).
É trabalho de envergadura a ser saudado pelos que amam a arte.