Aqui você vai encontrar as novidades sobre o panorama nacional e internacional do Jazz e da Bossa Nova, além de recomendações e críticas sobre o que anda acontecendo, escritas por um time de aficionados por esses estilos musicais. E você também ouve um notável programa de música de jazz e blues através dos PODCASTS.
Apreciando ou discordando, deixem-nos seus comentários.
NOSSO PATRONO: DICK FARNEY (Farnésio Dutra da Silva)
..: ESTE BLOG FOI CRIADO EM 10 DE MAIO DE 2002 :..
Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).
6 comentários:
Estimado MÁRIO JORGE:
Para os arquivos do MauNah - os seus estão perfeitos.
O mais interessante na historia da gravação é que a Columbia teve a oportunidade de ser a pioneira, mas...................leiam no "Glossário do JAZZ" as peripécias.
Históricamente sensacional mas o jazz ainda pueril, apenas um começo como música para dançar... depois que os afros entraram no jazz a coisa mudou com Jelly Roll, ARmstrong, King Oliver, Johnny Dodds e muitos outros fizeram realmente a música de jazz. Valeu Major e Pedro para aqueles que não conheciam a certidão de nascimento do jazz.
Calos Lima
PS as gravações estão ótimas muito claras
Amigo Mario
Obrigado pelo post.
Forte abraço.
Quem iria imaginar o que vinha pela frente!
Minha ignorância sobre a primazia do registro (e ainda bem) que pude ler e aprender aqui com vocês, evitou que este mortal pegasse uma aposta sobre "de qual etnia eram os componentes da primeira gravação de JAZZ?".
Ia perder casa, carro, conta bancária, etc pois eu apostaria em negros, enquanto eram todos caucasianos.
Mestres, vocês salvaram-me de uma baita prejuízo e por isso - além do acréscimo fundamental à minha parca cultura jazzística -, eu vos saúdo:
- Ave, Maestri!
MauNah
MauNah foi por pouco muito pouco que a 1a. gravação seria por negros. Freddie Keepard cornetista foi convidado semana antes mas ficou com medo de que com registro os outros músicos o copiassem. Claro que era uma atitude infantil, pórém razoável para 1917, início das bandas começarem a ser prestigiadas. Infelizmente a certidão de nascimento do jazz foi caucasiana. Grande abraço.
Postar um comentário