Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

NAS ONDAS DO JAZZ (3)

12 dezembro 2017

Com a Segunda Guerra Mundial chegando ao seu final, alguns programas de rádio nos Estados Unidos foram lançados. Um deles foi o Victory Parade Of Spotlight Bands e que alcançou grande sucesso. Segue abaixo parte de um texto apresentado pelo escritor Dennis M.Spragg e que nos conta da criação do programa.
“Durante o ano de 1941, a Coca Cola desenvolveu planos para uma grande série de programas com bandas para comercializar seus produtos. A série apresentaria várias bandas populares, uma em oposição a outra banda. Eles entraram em um acordo com o Mutual Broadcasting System. O programa transmitiria em todas as estações do Mutual seis noites por semana. De segunda a Sexta-feira, um programa de quinze minutos seria transmitido a nível nacional às 10: 15-10: 30 p.m. Cada noite, uma banda diferente apareceria em um estúdio da Mutual em Nova York, Chicago ou Hollywood, embora vários programas tenham sido transmitidos de outros locais. As principais estações WORLD WOR, WGN e KHJ geralmente originaram as transmissões. Os programas de Nova York se originaram do palco de um novo Teatro Mutual na West 39th Street. Mutual tinha reformado o antigo Teatro Maxine Elliott com state-of-the-art equipamentos de transmissão. Então, no sábado à noite, um programa de trinta minutos seria transmitido às 10: 15-10: 45 p.m. Considerando que Mutual agendou as bandas para os episódios de segunda a sexta-feira, o programa de sábado à noite foi reservado para a banda que teve as maiores vendas em todo o país na semana anterior. A identidade da banda seria mantida em segredo da audiência nacional até o programa entrar no ar. Esta foi uma isca para atrair um público maior, e que conseguiu.”
Dennis M. Spragg (September 2013)
Forte abraço.

Ficha do programa:
Nome: Victory Parade Of Spotlight Bands
Banda: Duke Ellington
Apresentador: Jackson Wheeler
Local: Buffalo, NY
Data: Saturday Night, 27Nov1943
Temas:
1-Coca Cola Signature (open);
2-Blue Skies;
3-Do Nothing ‘Till You Hear from Me (vocal Albert Hibbler);
4-A Slip of the Lip (vocal Ray Nance);
5-Sentimental Lady;
6-I Wonder Why 
(vocal Betty Roché); 
7-Rockin’ In Rhythm;
8-Things Ain’t What They Used To Be (close)







2 comentários:

MARIO JORGE JACQUES disse...

Excelente "pescaria" Tibau. Estes programas de rádio na época da 2a. guerra era um alivio nas tensões do povo americano. Várias estações mantinham programas com as bandas de jazz. Um dos mais famosos foi o Camel Caravan programa de variedades musicais com muitas bandas, que foi ao ar na NBC Radio e CBS Radio de 1933 a 1954.
Famosas também as BIG BANDS REMOTE BROADCAST sempre transmitidas de algum hotel, night club ou restaurante nas décadas de 30 e 40. O jazz muito contribuiu para o entertainment, não só na América mas nos próprios cenários de guerra na Europa e Pacífico e ainda tinham os V-Discs.

Carlos Tibau disse...

Amigo Mario
Tenho pesquisado muito sobre estes programas e já encontrei centenas deles. Tenho baixado e montando uma pasta com eles. Já vi também que alguns foram lançados em CD.
Valeu pela visita e comentário.
Forte abraço