Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

COLEÇÃO ELLA FITZGERALD - 220 músicas em 10 CDs

05 dezembro 2017

Com a aproximação do Natal, lembramos da informação de que a Verve Records / Universal Music Enterprise possui no mercado uma caixa de luxo com uma coleção de 10 CDs que cobrem cerca de 220 músicas clássicas gravadas por Ella Fitzgerald. Esta é a maior e mais completa coleção publicada até agora e será chamada "Ella Fitzgerald: The Voice Of Jazz".
Todas as gravações - originalmente produzidas pelo lendário promotor de jazz e criador das etiquetas de Verve e Pablo, Norman Granz - foram rematrizadas para melhorar a qualidade técnica e incluem algumas que nunca foram publicadas anteriormente.
A caixa é elegantemente apresentada e inclui uma grande quantidade de informações escritas e fotográficas, muitas das quais vinham em cada um dos 10 CDs individuais, mas também traz um livro de 96 páginas com um pouco da história musical de Ella, bem como notas críticas e dados de discografia.
A coleção varia das primeiras músicas gravadas por Ella Fitzgerald com a orquestra Chick Webb às suas últimas gravações feitas para o rótulo "Pablo", que foi em grande parte criado por Norman Granz para gravar a lendária cantora de jazz, passando por seus períodos com a DECCA e Verve.
Em sua longa e frutífera carreira, percorreu todos os cantos do mundo oferecendo shows e participando de festivais, e foi aclamada por públicos além das fronteiras do jazz. Ela cantou com orquestras famosas e com a maioria dos músicos de jazz - estrelas de uma era que durou mais de seis décadas.
Para muitos, Ella Fitzgerald continua a ser o vocalista mais importante da história do jazz, mesmo 20 anos após sua morte e tendo em conta que existem muitas outras cantoras lendários, como Billie Holiday, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Dinah Washington, Betty Carter e um grande número de excelentes cantores contemporâneos. No passado, ela era conhecida como "a primeira dama do jazz" e "a rainha do jazz". Esta nova coleção já a apelidou de "a voz do jazz".

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)

Um comentário:

Anônimo disse...

Estimado MÁRIO JORGE:

Com certeza uma bela e importante coletânea, mas o estojo "Ella Fitzgerald - First Lady Of Song"(The Intense Media, MCPS, 48 CD's mais livro com formações, datas etc), supera esse lançamento.
Gravações desde 1935 (Chick Webb) até 1960. Inclui gravações da VERVE.
É conferir !

PEDRO CARDOSO