“PIANISTAS DE JAZZ”
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
45ª Parte
RICHARD WYANDS
O pianista norte-americano RICHARD WYANDS nasceu no estado da
Califórnia, na cidade de Oakland, em 02 de julho de 1928 e iniciou-se
profissionalmente em orquestras e conjuntos de sua cidade natal e de San
Francisco, até 1944 e com a idade de 16 anos.
Foi
desde cedo pianista titular e fixo em diversos clubes, enquanto se graduava no
“San Francisco State College”.
Integrou
o grupo “Vernon Alley’s” no inicio dos anos 1950, então “orquestra da casa” no
“Black Hawk” de San Francisco. Ali também acompanhava músicos solistas
visitantes.
Teve
a oportunidade de acompanhar, ao vivo e em estúdio, diversos solistas de grande
prestígio e, durante 03 meses de 1956, foi pianista da “primeira dama”, Ella
Fitzgerald, sendo mais tarde contratado pela também destacada cantora de JAZZ
Carmen McRae.
Em
1958 e em vias de completar 29 anos, WYANDS
mudou-se para New York, onde estabeleceu residência e fixou-se como músico,
trabalhando seguidamente com Roy Haynes e Kenny Burrell, este último no
“Minton’s (que no início da década de 1940 havia sido o reduto e o nascedouro
do “bebop”, ao lado do Monroe’s Uptown House no Harlem).
Em
1959 tocou com Charles Mingus e uniu-se a Jerome Richardson, para em 1960 tocar
com Gigi Gryce.
A
partir de 1964 e até 1977 esteve associado com o guitarrista Kenny Burrell,
cumprindo temporadas em variadas latitudes:
em 1969 em Londres (no “Ronnie Scott’s”) e nos festivais de JAZZ de
Newport e de Montreux, em 1972 no Japão, além de apresentações nos U.S.A. Os dois gravaram para as etiquetas
“CTI”, “Verve” e “Fantasy”.
Nos
anos 70 do século passado WYANDS foi parte do quinteto de Al Cohn e de Bob Brookmeyer, o que lhe valeu extenso
périplo de apresentações nos principais festivais do velho continente.
No
final dos anos 80 incorporou-se à “big.band” de Illinois Jacquet.
WYANDS
gravou como “sideman” de grandes músicos em vários estilos, distintos contextos e diversas etiquetas, a
saber e entre outros: Cal Tjader
(Savoy), Charles Mingus (UA), Gigi Gryce (New Jazz), Freddie Hubbard (CTI) e
Frank Foster (Blue Note), além de Eddie Davis, Etta Jones, Richard Williams,
Lem Winchester, Oliver Nelson, Gene Amons, Roland Kirk, Willis Jackson, Taft
Jordan, Benny Carter, Ernie Andrews, Milt Hinton, Charlie Mariano,
Zoot Sims e Benny Bailey.
Como líder de trios WYANDS
gravou para a etiquetas “Storyville” (1978), “DIW” (1992) e “Criss Cross”
(1995).
RICHARD
WYANDS é dono de sonoridade cristalina, resultante de toque
excepcionalmente preciso em qualquer andamento, particularmente quando em “up
tempo”, frescura rítmica e perfeita leitura harmônica (o que explica com
absoluta clareza sua participação em apresentações, temporadas, festivais e
gravações com músicos de tantas “escolas” e vertentes).
Em
resumo, WYANDS é um pianista “bop” e
“hard bop” de primeira grandeza, acompanhante com virtuosismo impregnado de
“blues”, mas virtuosismo que desfila a
quilômetros da eloqüência vazia e de clichês, o que sempre lhe permitiu
“encontros” desde o JAZZ mais tradicional até as fases mais inovadoras da “ARTE
POPULAR MAIOR”.
Em
termos de comparação, sempre com as reservas que comparações impõe, podemos
escutar no pianismo de WYANDS muito
de Red Garland (Dallas / Texas, 15 de maio de 1923 a 23 de abril de 1984) e de
John Hicks (St. Louis / Missouri, 21 de dezembro de 1941 a 10 de maio de
2006); ou será o contrário ? ? ?
Entre
as gravações mais representativas desse pianista podem ser citadas:
1960 Down Home Com
Gigi Gryce
1978 Tranquility Com Lisle Atkinson
1978 Then, Here And Now
1987 Runnin’ With Ron Com Illinois Jacquet
1992 The Arrival
1999 Half And Half
2002 Lady Of The Lavender Mist
Retornaremos nos próximos dias
com o pianista Pete Johnson
2 comentários:
Exclui o primeiro comentário pq queria incluir mais então - Para mim foi um dos grandes, aliás ainda é pois está vivinho da silva com 89 anos ! mas acho que não atua mais, pelo menos não grava. Excelente piano muito bem retratado na resenha. Um abraço Pedro
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