Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

COM ALMA, A BANDA MANTIQUEIRA

07 outubro 2017

Após 12 anos sem lançar novo disco, a Banda Mantiqueira, uma das nossas mais respeitadas big bands, está de volta com o disco Com Alma, comemorando 25 anos de estrada.
O saxofonista Nailor Proveta, um dos fundadores da banda, afirma que o grupo sentiu necessidade de ratificar no CD a história da banda, e afirma - "Trouxemos elementos que fizeram a Mantiqueira ser singular em sua pluralidade desde o início da sua criação, em 1990."
Sem dúvida, e a maior prova disso tudo é poder contar com a participações muito especiais como o violonista Romero Lubambo e o trompetista Wynton Marsalis.


O repertório traz 7 composições que passeiam por Pixinguinha em "Segura Ele"; Jobim em "Desafinado"; Moacir Santos em "Stanats", que o autor dedicou a Stan Getz; João Bosco em "De frente pro crime"; e Dizzy Gillespie com o clássico "Con Alma", que inspirou o nome ao disco. Ainda traz 2 composições da fase inicial do grupo - "Forrólins", uma homenagem a Sonny Rollins; e "Chorinho para Calazans", dedicada ao artista plástico pernambucano J.Calazans.

Apesar do longo período de recesso do grupo, os músicos jamais estiveram parados. Para quem sentiu falta de um novo registro do grupo, Proveta explica que vários de seus integrantes, assim como ele, dedicaram seu tempo ao ensino musical, buscando transmitir a linguagem da banda às novas gerações. Paralelamente, a big band participou de projetos com as cantoras Monica Salmazo, Rosa Passos, Fabiana Cozza e Anaí Rosa.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos, ao registrar esse trabalho, resultado do talento coletivo de um grupo excepcional de músicos, o Sesc enriquece seu catálogo e oferece ao público a oportunidade de ouvir a Banda Mantiqueira com o que faz de melhor - música sem amarras ou rótulos, ou melhor, a boa música.

A Banda Mantiqueira aqui está formada por -
Nailor Proveta: direção musical, arranjos, sax alto e clarineta
Ubaldo Versolato, Josué dos Santos, Cassio Ferreira: sax
Odésio Jericó, Nahor Gomes, Walmir Gil: trompete
Valdir Ferreira, François de Lima: trombone
Jarbas Barbosa: guitarra
Edson Alves: contrabaixo
Cleber Almeida, Fred Prince: percussão
Celso de Almeida: bateria

"Com Alma" é dedicado ao saudoso saxofonista Vinicius Dorin, que por 13 anos atuou como titular no naipe de saxofones do grupo com imenso talento e generosidade do seu espírito harmonioso e alegre.



Ouça Com Alma no YouTube

Você pode adquirir o disco nas unidades do SESC e em sua livraria na internet.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao SESC por mais um lançamento de alta qualidade, em meio à mesmice que nos agride a todo momento.
WYNTON perfeito como sempre, LUBAMBO magnífico e todos em arranjos muito, muito bons.
Parabéns ao líder NAILOR e a todos os músicos que nos encantam, SEMPRE.

PEDRO CARDOSO, apostolojazz@uol.com.br

MARIO JORGE JACQUES disse...

Excelente Banda, alias abrimos o podcast 345 em janeiro deste ano com a faixa SEGURA ÊLE desta banda. CD que me foi cedido pelo companheiro Pedro Cardoso

MauNah disse...

Já comprei para ve-los no BN. Se estiver no Rio em 8/11, estarei lá firme pra ver o comandante Proveta dirigir seu belo conjunto de músicos não apenas profissionais (no sentido mais elevado da palavra) como belos artistas por si sós. O conjunto todo é um como tecido rico, sem dobras nem remendos. Fruição pura.
Longa vida à Banda Mantiqueira, tão bem apresentada aqui pelo nosso Guzz.
Abraços,
MauNah

MauNah disse...

Achei este solo bacana do Naylor na clarineta, com a JLCO sob o comando do Marsalis, na Sala São Paulo.

https://www.youtube.com/embed/_CsjzYp4hdo" frameborder="0" allowfullscreen