Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

26 setembro 2017

Série   “PIANISTAS  DE  JAZZ
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
39ª Parte   -   2ª parte, final
AL HAIG    Piano na Linguagem de PARKER e GILLESPIE

Retornamos a 1945 quando AL HAIG atuou na orquestra de Charlie Barnet para, no final desse ano, incorporar-se ao sexteto de Dizzy Gillespie / Charlie Parker em Hollywood e no “Billys Berg’s”, conforme gravação já indicada anteriormente (29 de dezembro de 1945), o que constituiu a primeira incursão do “Bebop” na Costa Oeste.
A essa altura AL HAIG era o pianista mais assíduo no acompanhamento de Parker, mas também requisitado em ocasiões por Gillespie, com quem gravou em 1946 os temas “Dynamo A”, “’Round Midnight”, “Night In Tunisia” e “One Bass Hit, Part I”.
Foi o pianista titular de Parker de 1948 a 1950, como já assinalado anteriormente.
Em 21 de janeiro de 1949 ele formou no piano ao lado de Miles Davis (trumpete), Kai Winding (trombone), Junior Collins (trompa), Bill Barber (tuba), Lee Konitz (saxofone.alto), Gerry Mulligan (saxofone.barítono), Joe Schulman (contrabaixo) e Max Roach (bateria), para as primeira gravações do histórico “The Complete Birth Of The Cool”, nos temas “Jeru”, “Move”, “Godchild” e “Budo”. 
É bastante claro que AL HAIG, ao lado de Bud Powell, foi o pianista que melhor soube compreender, assumir e adaptar-se às melodias e harmonias de Parker e Gillespie. Tocava com uma característica bem marcante - a mão esquerda acompanhando a direita duas oitavas abaixo, em muitos momentos interrompendo o trabalho com a mão direita e a esquerda “comentando”, como se fosse um diálogo entre as duas mãos. 
Em definição bem precisa, o autor Sylvio Lago em sua excelente obra “Arte do Piano” (“Algol Editora Ltda”, 751 páginas, 1ª edição, 2007) assinala que “HAIG e seus companheiros da renovação do "bop" criaram uma nova forma de expressão jazzística ousada, exigente de virtuosismo técnico, com ritmos intrincados, harmonias complexas e pouco usuais, melodias sinuosas, partes vocais em scat, temas sem qualquer sujeição ao gosto comum, paráfrases muitas vezes encobrindo as melodias temáticas e improvisos liberando extraordinária energia”. 
Sem dúvida e com esse lastro AL HAIG já ocupava o posto de intérprete mais importante no “novo gênero”, sendo continuamente requisitado pelos músicos. Tocou com Coleman Hawkins, Ben Webster e Eddie Lockjaw Davis.
Entre os anos 1956 a 1957 integrou de passagem a banda de Dizzy Gillespie, ficou meses sem atuar, mas voltou a tocar com Gillespie ainda em 1957, seguindo-se atuação em Montreal / Canadá com René Thomas.
Entre 1960 e 1980 AL HAIG foi pianista.solista em diversos clubes de New York (os artigos e revistas da época o classificavam como “pianista de salão”, estilo “cocktail”) , apresentou-se em concerto no Carnegie Hall em 1974 com Jimmy Raney e realizou diversas apresentações com o sexteto de Gillespie (“Be-Bop Reunion”).
Em 1969 AL HAIG foi absolvido de acusação de homicídio; teria estrangulado “Bonnie”, sua terceira esposa, em 09/10/1968 na residência de ambos em New Jersey, mas ficou evidente que ela, bêbada, morreu em queda de escada. 
Paralelamente e durante a década de 1970 ele gravou para diversas etiquetas, em trio ou em piano.solo (“Choice”, “Interplay”, “Musica” e “Spotlite”).
Convidado pelo proprietário da etiqueta “Spotlite Records” do Reino Unido, Tony Williams, AL HAIG realizou temporada em 1974 com grande sucesso na Inglaterra; no retorno gravou em trio o álbum “Convite” para o selo do mesmo Tony Williams (Bibi Rovére no contrabaixo e Kenny Clarke, “Mr. Clock”, à bateria), com sucesso de crítica e de público, motivando seu contínuo retorno ao Velho Continente até 1980 (Inglaterra, França, Suécia, Bélgica e Dinamarca), gravando inclusive para etiquetas japonesas.
HAIG morreu por ataque cardíaco em 16 de novembro de 1982, contando 58 anos, em New York.
AL HAIG legou-nos belo catálogo discográfico como titular; como “sideman” citamos algumas obras importantes, entre as quais: “Dizzy Gillespie – The Complete RCA Victor Recordings – Bluebird, 1937/1949”, “Stan Getz Quartets – Prestige 1949/1950”, “The Young Bloods – Phil Woods/Donald Byrd, Prestige/1956”.
Como titular e além dos já citados no texto:
- “Al Haig Trio”, selo Counterpoint, 1954
- “Al Haig Today !”, selo Hortelã, 1965
- “Um Retrato de Bud Powell”, selo Interplay, 1977
- “Un Poco Loco”, selo Spotlite, 1978
- “Bebop Live”, também Spotlite, 1982.
Mas sem dúvida o melhor lançamento de gravações de AL HAIG está incluído no lançamento “inteligente” de 1979 da CBS, álbum duplo “I Remember Bebop”, gravações em 2 a 5 de novembro de 1977, New York, reunindo 08 pianistas/mestres do teclado, cada um aplicando sua técnica e seu “feeling” em temas do “Bebop”, todos atuando no mesmo piano “Steinway” e no mesmo estúdio.
- Al Haig Plays Gillespie, temas “A Night In Tunisia”, “Con Alma”, “BeBop” e “Salt Peanuts”
- Duke Jordan Plays Tadd Dameron, temas “Lady Bird” e “Casbah”
- John Lewis Plays John Lewis, temas “Afternoon In Paris”, “Django”, “Sacha’s March” e “Mirjana Of My Heart”
- Sadik Hakim Plays Charlie Parker, temas “Yardbird Suite”, “My Little Suede Shoes” e “Now’s The Time”
- Walter Bishop Jr. Plays Charlie Parker, temas “Star Eyes”, “Au Privave” e “Ornithology”
- Barry Harris Plays Thelonius Monk, temas “Epistrophy”, “In Walked Bud”, “52nd Street Theme” e "Ruby, My Dear”
- Tommy Flanagan Plays Bud Powell, temas “Strictly Confidential”, “Dance Of The Infidels”, “Bouncing With Bud” e “I’ll Keep Loving You”
- Jimmie Rowles Plays Miles Davis Nonet, temas “Jeru”, “Venus de Milo”, “Godchild”
Nas notas internas de Henri Renaud nesse LP duplo “I Remember Bop”, John Lewis declara que “desde a morte de Bud Powell AL HAIG permanece de forma indiscutível como o mais importante pianista de Bebop” - o que mais dizer ? ? ! !

  Retornaremos nos próximos dias com o espanhol ALBERT BOVER

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