Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

20 setembro 2017

Série   “PIANISTAS  DE  JAZZ
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
39ª Parte   -   1ª parte
(39)    AL HAIG    Piano na Linguagem de PARKER e GILLESPIE

Alan Warren Haig, AL HAIG, pianista americano, nasceu em 22/julho/1924 na cidade de Newark, estado de New Jersey (leste dos U.S.A. encravado entre Delaware, Pensilvania e  New York e cuja capital é Trenton).
AL HAIG possuía sólida formação musical, já que estudou teoria musical e piano desde a infância e até o bacharelato, também aprendendo harpa, clarinete e a família das palhetas. Graduou-se em piano no “Oberlin College”
Com 18 anos foi convocado para o serviço militar (1942 até parte de 1944).
Ainda amador e em 1944 tocou piano numa orquestra de baile e saxofone em uma fanfarra, mas a essa altura  já influenciado pela audição de Teddy Wilson, Nat “King” Cole, Mel Powell e de Billy Kyle, ingressou no JAZZ, debutando profissionalmente em Boston, isso ainda em 1944.
Na virada de 1944 para 1945 AL HAIG estreou na “Rua 52” com Tiny Grimes, sendo o único branco participante do movimento “Bebop”.
Foi recrutado por Charlie Parker e Dizzy Gillespie em 1945 e participou das históricas gravações para o selo “Guild” (gravadora fundada e extinta em 1945, cujas matrizes foram compradas pela “Musicraft” e mais tarde pela “Pickwick”).   Para essa gravadora foram gravados 03 temas em 28 de fevereiro (“Dizzy Atmosphere”, “Groovin’ High” e “All The Things You Are”) com o pianista sendo Clyde Hart, além de mais 04 temas em 11 de maio (“Salt Peanuts”, “Shaw ‘Nuff”, “Lover Man” e “Hot House”), já então com AL HAIG.   As gravações dos 04 temas com AL HAIG ao piano, sob o título de “Dizzy Gillespie And His All-Stars Quintet”, são  consideradas as primeiras do “Bebop” disponíveis comercialmente no mercado e às quais nos referiremos mais adiante.
Entre 1945 e 1946 AL HAIG gravou seguidamente com Gillespie, com o “Eddie Davis And His Beboppers”, com Fats Navarro, com o “Eddie Davis Quintet” já em 1947 e, após acompanhante titular de Parker de 1948 a 1950, com Stan Getz de 1949 a 1951.
A integração de AL HAIG com Parker  e Gillespie motivou outras gravações, em particular com Parker, a saber:
(a)   em 30/maio/1945 no “Lincoln Square Center” de New York com o tema “Sweet Georgia Brown”;
(b)  em 05/junho/1945 na “Academy Of Music” da Filadelfia com o tema “Blue ‘n’ Boogie”;
(c)   em 29/dezembro/1945 no “Billy Berg’s” em Hollywood / Califórnia com os temas “Shaw ‘Nuff”, “Groovin’ High” e “Dizzy Atmosphere”;
(d)  em 24/janeiro/1946  também no  “Billy Berg’s” em Hollywood / California com o tema “Salt Peanuts”;
(e)   em 18/julho/1947 no “Washington Music Hall” na capital americana com os temas “Scrapple From The Apple”, “Bernie’s Tune”, “C’Jam Blues”, “Ko-Ko” e “These Foolish Things”;
(f)    em 11, 12, 18 e 25/dezembro/1948 no “Royal Roost” de New York com os temas “Jumping With Symphony Sid”, “Groovin’ High”, “Big Foot”, “Ornithology”,  “On A Slow Boat To China”, “Hot House”, “Salt Peanuts”, “Chasin’ The Bird”, “Out Of Nowhere”, “How High The Moon”, “Half  Nelson”, “White Christmas”, “Little Willie Leaps” e “52nd Street Theme”
(g)   ainda e também em 1949, 1950, 1951 e 1953 outras gravações, mostrando a continuidade da integração de AL HAIG com os dois maiores expoentes do “Bebop”, mais ainda com Parker nos anos 1948 a 1950.
O importante estojo com 05 CD’s “Charlie Parker Immortal Sessions, Volume I 1945-1948 e Volume II 1949-1953” (SAGA Continuation Ltda, 1996, Alemanha) nos fornece no Volume 1, CD 1, “Charlie Parker In The Studio 1945” os 04 temas gravados em New York em 11/maio/1945 com o grupo então denominado “Dizzy Gillespie And His All-Star Quintet” a que já nos referimos (“Salt Peanuts”, “Shaw’Nuff”, “Loverman” e “Hot House”), com Gillespie, Parker, AL HAIG no piano, Curley Russell no baixo, “Big Sid” Catlett à bateria e Sarah Vaughan no vocal em “Loverman”.  Ainda no Volume I e CD 5, gravações em 11, 12, 18 e 25 de dezembro de 1948 sob o título de “Charlie Parker Al Stars”, temos AL HAIG ao lado de Parker, Miles Davis, Tommy Potter no contrabaixo e Max Roach à bateria, nos temas “Groovin’ High”, “Big Foot”, “Hot House”, “Salt Peanuts”, “Out Of Nowhere”, “How High The Moon”, “White Christmas” (Kenny Dorham substituindo Miles Davis). 

Retornaremos com a “2ª Parte, Final” sobre AL HAIG

Nenhum comentário: