Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

Mais munição chegando.

29 setembro 2017

Aos 74 anos de idade ouvindo, pesquisando e divulgando o Jazz por 62 anos, por vezes, até achava que já sabia tudo sobre este maravilhoso gênero musical. Nunca parei nestes anos todos com estas atividades. Sempre foi uma danada de cachaça mesmo. Desde o início, aos 12 anos de idade, sentado junto ao meu querido pai ouvindo pelo rádio o “The Jazz Hour” do Willis Conover na The Voice Of America, eu fui me apaixonando pelo Jazz. O tempo foi passando e eu cada vez mais envolvido pelo som inebriante do Jazz. Chegou um tempo que eu me senti na obrigação de divulga-lo. E sempre tive o apoio de amigos como Lula Antunes, Raffaelli e outros. Estes dois me deram muita ajuda e suporte quando escrevi uma discografia de Lps de Jazz de 10 polegadas Editados no Brasil. Mantenho Também um canal no Youtube com os programas que criei e ainda crio e alguns “pitacos” em sites de Jazz.
Por que esta introdução? Simples. Eu aqui na minha “trincheira” atirando Jazz para todos os lados recebo com grande surpresa do meu querido e fraterno amigo Sylvio Lago Junior quatro livros escritos por ele e que certamente me deram muita “munição” para mais aprendizado, fonte de pesquisa e para aprimorar minha divulgação. Com muita pesquisa, informação e didática, Sylvio nos traz uma fonte de consulta de grande relevância. Dos quatro livros, dois foram intitulados de Universos do Jazz (volume um e dois) e os outros dois de Jazz–Músicos da Tradição e Modernismo (volume um e dois). Na apresentação do volume um em Universos do Jazz ele escreve: “Este livro é destinado aos que se interessam pela música de Jazz e na essência e como na forma, é fruto de décadas de audições, leituras, pesquisas e análises, dedicados à compreensão de seus vários significados, estilos, formas e expressões”. Sylvio dedica este livro a Celso Bulhões de Carvalho da Fonseca, Mariozinho de Oliveira, Jean François Villetard, Estevão Herman e Lulla Lassance Antunes. Incluído Também neste volume um texto de apresentação do crítico, pesquisador e escritor Roberto Muggiati. No volume dois em Universos do Jazz ele nos apresenta: “Este livro é um estudo sobre o Jazz e seus universos, com algumas abordagens particulares que não esgotam os assuntos tratados, pois seria impensável examinar e desenvolver teorias e análises definitivas a respeito de um tema tão amplo e uniforme”. No livro Jazz-Músicos da Tradição e Modernismo, no volume um, ele escreve: “Este livro é a expressão da vitalidade de uma arte original que teve individualidades extraordinárias e que pode ser considerado um dos maiores fenômenos musicais dos séculos XX e XXI, tanto na amplitude quanto na rica diversidade” e, no volume dois do mesmo título: “Este livro é a continuação dos dois volumes anteriores do Universo do Jazz e trata dos principais músicos desta arte afro-americana de A-Z, seguindo um critério de classificação e indexação histórica e estética”. Sabem o verbete de quem eu encontrei lá? De um clarinetista por mim há muito tempo esquecido, Lorenzo Tio. E este é um pequeno exemplo dos materiais que são encontrados nas obras escritas e publicadas por ele nos dando fartos subsídios para o estudo, pesquisa e divulgação da música de Jazz. Foi com um enorme prazer, e felicidade mesmo, que tive ao ler estas publicações do meu querido amigo. São obras como estas que nós, os cultivadores desta arte única e envolvente que é o Jazz, devemos ter num lugar muito especial em nossa biblioteca junto aos outros grandes escritores que se dedicaram a estudar, analisar e divulgar este gênero de musica. Cabe aqui citar que a editora destas obras foi a Editora Biblioteca 24horas.
Deixo aqui registrado meu profundo agradecimento ao amigo Sylvio Lago por lembrar-se deste que vos escreve e de ter a gentileza de me enviar suas últimas obras que, certamente, serão de grande utilidade para serem usadas para o que propõe. CQD.
Forte abraço Sylvio.

Forte abraço turma.




2 comentários:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Prezado TIBAU:

Todo o trabalho do SYLVIO é imperdível (possuo "Arte do Piano" e os dois volumes dos "Universos do Jazz", fontes permanentes de referências).
Correção do texto (impecável), lógica editorial, objetividade descritiva, são qualidades habituais desse AUTOR.
Gostaria de adquirir os 02 volumes do "Músicos de Tradição e Modernidade" - aceito indicações e agradeço antecipadamente.

PEDRO CARDOSO

Carlos Tibau disse...

Amigo Pedro
Concordo com suas palavras.
Forte abraço.