Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

DAN MORGENSTERN: VIVENDO COM JAZZ

19 fevereiro 2017























O célebre crítico de jazz e escritor Dan Morgenstern, recentemente publicou um trabalho intitulado "Living With Jazz: A Reader" e foi publicado por Pantheon Books.
Este escritor e comentarista, ex-editor da revista Down Beat, ganhou oito Grammys para as notas escritas em álbuns de jazz e tem sido uma das figuras jornalísticas especializada no jazz, mais importante por cerca de cinco décadas. Atualmente é também o director do respeitado Instituto de Estudos de Jazz da Universidade Rutgers.
A antologia possui 700 páginas incluindo retratos e entrevistas em profundidade feitas ao longo dos anos com a maioria dos principais músicos da história do jazz, bem como ensaios, relatórios, comentários de álbuns e concertos famosos e notas sobre jazz. É uma crônica de pouco mais de meio século do gênero.
Morgenstern era um amigo próximo de figuras como Louis Armstrong e Duke Ellington, entre outros, e mais do que "crítico" no sentido geral da palavra, é um amante do jazz, destacando em toda a sua literatura o aspecto positivo e digno de nota da música de jazz. Ele escolheu ignorar o medíocre e ruim. Devido a isso seus poucos comentários negativos foram imensamente temidos, contudo não foi essa sua tendência como comentarista.
Dan Morgenstern nasceu na Alemanha em 1929 e se mudou para os EUA em 1947. Além da prestigiosa revista Down Beat (que dirigiu) escreveu para a Jazz Journal, Metronome e inúmeros jornais.
Em 2007 ele recebeu o Prêmio Jazz Masters NEA, um dos maiores prestígios de concessões dos EUA.

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

Nenhum comentário: