Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

ELLA FITZGERALD COLLECTION - 220 canções em 10 CDs

04 dezembro 2016
















Com o Natal se aproximando, lembramos a informação da Verve Records/Universal Music Enterprise que lançou uma caixa de luxo com uma coleção de 10 CDs que cobrem cerca de 220 canções clássicas gravadas por Ella Fitzgerald. Esta é a coleção maior e mais abrangente publicada até agora e é chamada de "Ella Fitzgerald: The Voice Of Jazz".
Todas as gravações foram re-digitalizadas para melhorar a qualidade técnica e incluiu algumas ao vivo que nunca foram publicadas antes.
A caixa é elegantemente apresentada e inclui uma grande quantidade de informação escrita e fotográfica, mas também traz um livro de 96 páginas com um relato da história musical de Ella e publica críticas e dados dos registros.
A coleção varia desde as primeiras canções gravadas por Ella Fitzgerald com a orquestra de Chick Webb até suas últimas gravações feitas para o selo "Pablo", que foi criado por Norman Granz para lançar a cantora de jazz lendária, através de seus períodos com a Decca e Verve.
Em sua longa e frutífera carreira, Ella viajou por todo o mundo dando concertos e participando de festivais, e foi aclamada pelo público além das fronteiras do jazz. Cantou com orquestras famosas e muitos músicos de jazz, estrelas, de uma era que durou mais de seis décadas.
Para muitos Ella Fitzgerald continua a ser a vocalista mais importante na história do jazz, mesmo 20 anos após sua morte, e tendo em conta que existem muitas outras lendas, tais como Billie Holiday, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Dinah Washington, Betty Carter e um grande número de excelentes cantoras contemporâneas. No passado, Ella era conhecida como "a primeira-dama do jazz" e "Queen of jazz". Esta nova coleção já a apelidou de "a voz do jazz".

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)


DICA: na loja do iTunes (on line) o álbum custa 69,99 dólares, mas você pode baixar músicas separadamente a 1,29 doláres cada uma, e pode ter uma breve amostra da faixa. Único incoveniente é porque não vêem as informações escrita e fotográfica, nem o livro de 96 páginas.

Nenhum comentário: