Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

ELLA FITZGERALD COLLECTION - 220 canções em 10 CDs

04 dezembro 2016
















Com o Natal se aproximando, lembramos a informação da Verve Records/Universal Music Enterprise que lançou uma caixa de luxo com uma coleção de 10 CDs que cobrem cerca de 220 canções clássicas gravadas por Ella Fitzgerald. Esta é a coleção maior e mais abrangente publicada até agora e é chamada de "Ella Fitzgerald: The Voice Of Jazz".
Todas as gravações foram re-digitalizadas para melhorar a qualidade técnica e incluiu algumas ao vivo que nunca foram publicadas antes.
A caixa é elegantemente apresentada e inclui uma grande quantidade de informação escrita e fotográfica, mas também traz um livro de 96 páginas com um relato da história musical de Ella e publica críticas e dados dos registros.
A coleção varia desde as primeiras canções gravadas por Ella Fitzgerald com a orquestra de Chick Webb até suas últimas gravações feitas para o selo "Pablo", que foi criado por Norman Granz para lançar a cantora de jazz lendária, através de seus períodos com a Decca e Verve.
Em sua longa e frutífera carreira, Ella viajou por todo o mundo dando concertos e participando de festivais, e foi aclamada pelo público além das fronteiras do jazz. Cantou com orquestras famosas e muitos músicos de jazz, estrelas, de uma era que durou mais de seis décadas.
Para muitos Ella Fitzgerald continua a ser a vocalista mais importante na história do jazz, mesmo 20 anos após sua morte, e tendo em conta que existem muitas outras lendas, tais como Billie Holiday, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Dinah Washington, Betty Carter e um grande número de excelentes cantoras contemporâneas. No passado, Ella era conhecida como "a primeira-dama do jazz" e "Queen of jazz". Esta nova coleção já a apelidou de "a voz do jazz".

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)


DICA: na loja do iTunes (on line) o álbum custa 69,99 dólares, mas você pode baixar músicas separadamente a 1,29 doláres cada uma, e pode ter uma breve amostra da faixa. Único incoveniente é porque não vêem as informações escrita e fotográfica, nem o livro de 96 páginas.

Nenhum comentário: