Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

BEBO E CHUCHO VALDÉS

09 outubro 2016

Dia 9 de outubro coincidem os aniversários de Bebo Valdés e Chucho Valdés, dois pianistas cubanos, famosos, pai e filho.

Em várias ocasiões, Chucho Valdes disse em entrevistas que a sua principal influência no início de sua carreira foi seu pai. Mas Bebo deixara Cuba depois da revolução e que não voltaram a se falar por muitos anos. Há um vídeo em que se encontram após esse período de separação e a música recolocada através de improvisações e memórias musicais. Desde aquela época, voltaram a tocar juntos e reconciliados. Este vídeo é um registro de 2008 no Jazz Voyeur Festival, de Palma de Mallorca (Maiorca), infelizmente Bebo Valdés morreu nesse ano.
Chucho Valdés, pianista, arranjador, compositor e educador, é considerado um dos grandes pianistas de jazz cubano. Ele ganhou quatro prêmios Grammy e em 2006 foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da FAO. Seu último álbum, Border-Free, também foi nomeado para um Grammy. Chucho participa todos os anos em festivais e concertos em diferentes partes do mundo (atualmente com os seus Anjos Afro-cubanos) e é o organizador do Festival de Jazz de Havana. Seu filho Chuchito também é pianista de jazz, assim estendendo o talento por três gerações.
Jazz Voyeur Festival - a primeira edição teve lugar em 2004 e, desde então, este festival traz à Mallorca a nata da cena internacional do jazz, que também oferece atividades paralelas como performances nas ruas do centro de Palma.
Veja este magistral encontro clicando no video abaixo:



(traduzido e adaptado de Noticias de Jazz)

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso, emocionante
Carlos Lima

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:

Dois cracaços em técnica e emoção. Chucho, sabemos todos, é um mago no teclado e na composição "("remember" o maravilhoso "Claudia") e Bepo desconhece o passar do tempo e segue com inspiração, articulação de garoto com 30 e pura emoção.
Parabéns para o mundo que o assassino fidelito ("paredón") não conseguiu estragar a MÚSICA.

PEDRO CARDOSO