Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

O RETIRO DE SONNY ROLLINS

02 agosto 2016


Há três anos, foi anunciado que o "colosso" do saxofone tenor Sonny Rollins, teve cancelada sua participação no importante Festival de Jazz de Londres, em novembro, que teria lugar na sala de concertos de maior prestígio da capital britânica, o "Royal Albert Hall". Ele também cancelou o seu concerto no Théâtre Olympia em Paris no mesmo mês.
Rollins tinha cancelado previamente todas as suas performances nos meses de julho, agosto e setembro, devido a uma saúde "delicada". Este ano é novamente uma ausência notável no grande circuito europeu e americano de festivais e, infelizmente, especula-se que Rollins não voltará mais para os palcos.
Em um comunicado do próprio Sonny Rollins, disse cerca de um ano atrás:
 -“ na primavera recente sentí-me confrontado com problemas respiratórios que me levaram a cancelar vários concertos ... Eu estive sob cuidados médicos e espero que possa tocar novamente em breve ... mas eu ainda não sou capaz de tocar e infelizmente eu tive que cancelar concertos”
Rollins já está ha três anos sem apresentações públicas.
Um álbum de Rollins recentemente publicado, mas com música gravada no passado, "Road Shows Vol. 3". Mas o colosso do sax tenor não tem continuado a gravar em estúdios ou em público. Seu site não oferece nenhuma informação sobre sua saúde, mas publicou um vídeo com uma entrevista ha cerca de três anos atrás, porém sem mencionar a data.
Rollins terá 86 anos em 7 de setembro e até há três anos tinha permanecido impressionantemente ativo, tocando em várias partes do mundo. 

Ele recebeu honras de doutorados e prêmios internacionais de todos os tipos nas últimas décadas. Hoje ele é considerado como um dos "gigantes" do jazz ao saxofone e é admirado por várias gerações. Ele tinha participado dos últimos festivais de Londres em locais importantes, como o "Barbican" e "Royal Festival Hall". Mas, em 2013 seria muito especial para ele, porque o seu concerto foi programado para ocorrer no maior e prestigioso ─ "Royal Albert Hall", que nunca foi realizado.


(adaptado de Noticias de Jazz)

Um comentário:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:

Desejo que Sonny se recupere de todos os males, voltando ou não a tocar.
A obra fala por sí e já é digna de qualquer músico que tenha se dedicado ao JAZZ, tal como esse "colosso".
Ave Rollins e vida saudável.

PEDRO CARDOSO