Série “PIANISTAS DE
JAZZ”
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
16ª Parte
(21) ARNOLD ROSS - Poucos
sabiam: gravou com Parker ! (Resenha
longa)
Dizzy
Gillespie e Al Killian (trumpetes), Charlie Parker e Willie Smith (saxes.alto),
Lester Young marcando seu reaparecimento após deixar o Exército (sax.tenor),
Mel Powell (piano), Billy Hadnott (contrabaixo) e Lee Young (bateria) constituiram
a primeira formação a se apresentar no “Phillarmonic Auditorium” em Los
Angeles, Califórnia, no dia 28/janeiro/1946 e como parte do início de temporada dos “JATP”
(Jazz At The Phillarmonic) de 1946, tocando o tema “Sweet Georgia Brown” (nove
minutos e trinta e dois segundos, 9’32”, devidamente gravados e incluidos no CD
nº 1 do estojo com 10 CD’s da VERVE “The Complete Charlie Parker On Verve”).
Ato
seguido e tocando os temas “Blues For Norman” (08’37”), “I Can’t Get Started” (09’15”),
“Lady Be Good” (11’05”), e “After You’ve Gone” (07’33”), também incluídos no
mesmo CD 1, o pianista Mel Powell foi substituído por ARNOLD ROSS, que deixou registrado seu magnífico solo em “Lady Be
Good”.
Também
participaram dessa apresentação Charlie Ventura (sax.tenor), Gene Krupa
(bateria) e Teddy Napoleon (piano), mas sem registros discográficos.
O
total da gravação fez parte do “Down Beat Award Winners” de 1946.
É bem possível que o pianista ARNOLD ROSS
somente seja eternamente lembrado por esse momento com Charlie Parker, mas sua
história é bem mais ampla e diversificada em experiências e gravações, o que
nos permitirá algumas pinceladas por sua trajetória.
A
título de curiosidade lembra-se que a temporada do “JATP” de 1946 foi bem longa
e sempre nos U.S.A.: 22/abril no
“Embassy Auditorium” de Los Angeles, 26/abril no “Shrine Auditorium” de
Oakland, 28/abril no “Civic Auditorium” de San Francisco, 29/abril no “Moore
Theater” de Seattle, 02/maio no “City Auditorium” em Denver, 11/maio no “Music
Hall” de Kansas City, 13/maio no “Carnegie Music Hall” de Pittsburgh, 14/maio
no “Civic Opera House” de Chicago, 16/maio no “Minneapolis Auditorium” de
Minneapolis, 18/maio no “Masonic Temple Auditorium” de Detroit, 27/maio, 03, 10
e 17/junho no “Carnegie Hall” de New York, 22/junho no “Civic Opera House” de
Chicago, 06/outubro no “Geary Theater” de San Francisco, 07/outubro no “Shrine
Auditorium” de Los Angeles, 24/outubro no “Civic Opera House” de Chicago,
28/outubro no “Minneapolis Auditorium” de Minneapolis, 01/novembro no “Pershing
Ballroom” de Chicago, 03 e 04/novembro no “Music Hall” de Detroit, 11/novembro
na “Academy Of Music” - a da Philadelphia, 13/novembro na “Academy Of Music” -
a do Brooklin e, finalmente e encerrando a temporada de 1946, 23/novembro no
“Carnegie Hall” de New York, para retornar na primavera de 1947 (06/fevereiro)
em novo “périplo” pelos U.S.A.
Em
nenhum outro momento o pianista ARNOLD
ROSS participou do “JATP” !
Arnold
Rosenberg, ARNOLD ROSS, nasceu em
Boston, Massachusetts, em 29/janeiro/1921 e veio a falecer em vias de completar
79 anos em 05/janeiro/2000.
Com
a idade de 09 anos iniciou seu aprendizado e prática no piano com a mãe; chegou a estudar e praticar violino,
sax.tenor e clarinete, mas logo passou a dedicar-se completamente ao piano.
Com
16 anos realizou suas primeiras apresentações profissionais em grupos de Boston
para, em seguida, realizar temporada (1937 a 1938 em cruzeiros marítimos) pela
América do Sul e Antilhas.
De
regresso aos U.S.A., mais especificamente em New York e ainda em 1938, ARNOLD ROSS passa a integrar a formação
de Frank Dailey tocando acordeão e órgão até meados de 1939, para logo tornar-se
pianista titular na orquestra do trombonista Jack Jenney (Truman Eliot “Jack”
Jenney, 12/maio/1910 em Mason City, Iowa a 16/dezembro/1910, Califórnia por complicações de apendicite), em cuja
banda atuaram Peanuts Hucko, Paul Fredricks e Hugo Winterhalter.
Jack
Jenney dissolveu a banda para ingressar na Marinha Americana (IIª Guerra
Mundial), o que levou ARNOLD ROSS a
unir-se ao grupo do cantor e
trumpetista Vaughn Monroe no período de
1940 a 1942.
Foi
recrutado para o serviço nas Forças Armadas e ingressou na orquestra militar de
Glenn Miller, mas adoeceu e foi forçado a permanecer nos U.S.A. no período de
1943/1944, restabelecendo-se.
Foi
contratado para a banda de Harry James onde atuou no período de 1944 a 1947 e, paralelamente, participou de muitas
gravações e concertos. Dentro desse
período é que chegou a atuar no “JATP” de Norman Granz, conforme o relato de
abertura deste relato.
ARNOLD ROSS
realizou sua primeira gravação em 1945, com o grupo “Sunset All Stars”.
A
essa altura e já passado dos 25 anos ARNOLD
ROSS transitava com certa autoridade entre o “swing” e o “bebop”, mas caiu
na armadilha da droga em 1947.
Tornou-se
pianista “freelance” na Costa Oeste americana e chegou a acompanhar a bela Lena
Horne e a “Mr. B”, Billy Eckstine.
Eckstine foi possuidor de uma belíssima voz e foi autor da célebre
frase “dêm-me o dinheiro de Sinatra e eu
lhe darei minha voz” - “give me Sinatra’s Money, and I will give him
my voice” (“An Autobiography Of Black Jazz”, Dempsey J.Travis, 1983, 543
páginas, Urban Research Institute, U.S.A.).
Na
Costa Oeste tornou-se pianista durante 03 anos na formação do baixista Frank de
Vol, para em 1952 juntar-se ao grupo da cantora Lena Horne em temporada
europeia, como pianista e diretor musical.
Nesse
mesmo ano ARNOLD ROSS gravou como
titular em trio.
Passou
a trabalhar em estúdios de gravação como pianista e arranjador para Billy
Eckstine e, até meados da década de 1970,
para Nelson Ridle (ai incluídas sessões de gravação com Frank Sinatra), assim
como trabalhou para a televisão nos programas de Bob Crosby (1954 a 1956) e de
Spike Jones (1957 a 1958).
ARNOLD ROSS,
dependente das drogas desde 1947, em julho de 1960 foi forçado a ingressar na
“Synanon Foundation” de Santa Mônica, saiu desintoxicado e, incrível, retornou
mais adiante à fundação chegando a dirigí-la em 1964; participou de um filme sobre a fundação em
1965 (“Synanon – Get Off My Back”).
Atuou
como pianista acompanhante de diversos cantores (as): Frances Wayne, Jane
Russell e Edie Adams entre outros (as).
Com
Jane Russell (a atriz cinematográfica de busto exuberante) ARNOLD ROSS realizou
temporada na Austrália em 1963.
Gravou
com inúmeros mestres do JAZZ, podendo apontar-se Charlie Ventura, Dizzy
Gillespie, Benny Carter, Joe Pass, Howard McGhee, Harry “Sweet” Edison, além de
cantoras de ponta como Ella Fizgerald, Anita O’Day e Doris Day.
Ainda
como instrumentista de estúdio atuou também com Paul Weston e Johnny Mann.
Como
pianista de JAZZ chegou a gravar em trio (1952) e, também, associando-se ao
grupo “Prez Conference” do clarinetista e saxofonista Dave Pell, grupo de curta
duração e com o qual gravou em 1978.
ROSS
em sua origem como pianista “bebeu” nas fontes de Art Tatum e e Teddy Wilson,
para mais adiante mergulhar no “bebop” , chegando a receber influências de Bud
Powell, George Shearing e Lennie Tristano, até amadurecer estilo próprio,
carregado de idéias.
Apontamos
como boas sugestões de gravações de ARNOLD
ROSS (“sideman” ou líder):
- Skylark, 1945, com o grupo “Sunset All
Stars”;
- I Cover The Waterfront, 1946, com o mesmo
grupo;
- They Can’t Take That Away From Me, 1952,
Dizzy Gillespie como titular;
- Arnold Ross Trio, 1952;
- Berbed Wire, Bums And Beans, 1975;
- Lester Leaps In, 1978, Davell.
Como
pode ser lido anteriormente ARNOLD ROSS transitou
com facilidade por diversos gêneros, ainda que seu maior “curriculum” esteja
ligado ao fato de ser um acompanhante muito
e sempre solicitado.
Prosseguiremos nos
próximos dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário