Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

O FILME "THE GIRLS IN THE BAND" ESPERA DVD

18 agosto 2015




O aclamado documentário sobre a história difícil de contribuição das mulheres para o jazz, "THE GIRLS IN THE BAND", ainda exibido nos cinemas norte-americanos e até agora só atingiu um número limitado de pessoas. Depois de investigações feitas pelo "Jazz News" informaram que no futuro próximo estará disponível para o público em geral em DVD.


O filme documenta a participação de instrumentistas e cantores do sexo feminino no jazz dos anos 30 em diante, quando era dominada por músicos do sexo masculino e era abertamente hostil à participação das mulheres em orquestras, quando eles apenas começaram a abrir as portas para músicos mulheres no jazz.

A coisa impressionante é a qualidade e o grande número de mulheres que contribuíram artísticamente para o desenvolvimento do jazz, que, no entanto, têm sido relegadas ao esquecimento depois de receber pouco ou nenhum crédito. Havia todos os tipos de instrumentos de uma banda: piano, saxofone, clarinete, trompete, trombone, baixistas, guitarristas, bateristas, etc.

O filme é generoso e com documentos gráficos da história do jazz, bem como uma riqueza de entrevistas com músicos de jazz mulheres, historiadores, escritores e críticos de jazz. As narradoras também são alternadas e incluem músicos que tocavam nos anos 30 e 40, como a saxofonista alto Rosalind Cron (Roz Cron) e a pianista Marian McPartland. O filme trata o assunto com humor e algum sarcasmo, mas em nenhum momento perde a sua abordagem profissional e historicamente verdadeiro.

O documentário THE GIRLS IN THE BAND, do diretor Judi Chaikin, estreou anos atrás, em Manhattan e ganhou quase uma dúzia de grandes prêmios: "Melhor Documentário" no Palm Springs International Film Festival;  "Favorito do Público" no Victoria Film Festival e Omaha Film Festival; "Melhor Documentário Musical" no Docutah Film Festival, e "Melhor Documentário" no High Falls Film Festival dentre outros.

(Adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

Um comentário:

APÓSTOLO disse...

Estimado MÁRIO JORGE:
Documento importante na medida em que traz para o grande público um pouco da contribuição das "damas" para a Arte Popular Maior.
O livro de mestre Luiz Orlando Carneiro, "Elas Também Tocam Jazz" (Luiz Orlando Carneiro, 1ª Edição, 1989, Brasil) é, com certeza, indispensável sobre o assunto.
Existe obra sobre as "damas" cantoras (The Jazz Singers, Bruce Crowther & Mike Pinfold, 1ª Edição, 1986, U.S.A.), mas nada sobre as instrumentistas.
Aguardamos o DVD.