Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

LEMBRANDO CHARLIE HADEN

14 julho 2015

Contrabaixista de jazz e compositor o lendário Charlie Haden morreu em 11 de julho no ano passado (2014), aos 76 anos, após uma longa doença.
Seu último álbum foi gravado com Keith Jarrett, um dueto, em estúdio na casa do Keith. Significativamente o álbum é chamado de "The Last Dance" e a última canção do mesmo é intitulado "Goodbye" (Adeus) !
Haden chegou à fama como membro do conjunto de Ornette Coleman na década de 50 e também foi membro chave de um pequeno grupo de Keith Jarrett nos anos 70. Anteriormente, em 1969, fundava uma banda com fortes conotações políticas de esquerda com a pianista Carla Bley, intitulada " Liberation Music Orchestra ".
Na segunda metade dos anos 80, Haden formou seu aclamado grupo " Quartet West " um imenso sucesso comercial e de crítica.
Haden era conhecido por sua imensa simpatia e solidariedade com a luta da América Latina por justiça e liberdade, bem como em outras partes. Em uma ocasião, ele foi preso em Portugal por dedicar sua composição "Song for Che" aos africanos anti-colonialistas e pró-independência.
Mas além da ideologia, Charlie Haden será lembrado como um dos maiores baixistas acústicos da segunda metade do século XX, tendo colaborado com muitos dos grandes nomes do jazz e especialmente com tendência "avant-garde" que incluem Joe Lovano, Freddie Hubbard, John Coltrane, Gonzalo Rubalcaba, Dizzy Gillespie, Lee Konitz e figuras proeminentes do pop, como Yoko Ono e Ringo Starr.
Haden recebeu o prêmio "Jazz Masters" do NEA * em 2012, bem como uma série de outros prêmios de prestígio e honrarias.
Sua discografia eleva-se a cerca de 80 álbuns, 25 dos quais ele gravou como líder.
(adaptado de Noticias de Jazz)


* The National Endowment for the Art é uma agência federal dos EUA, mas independente com fundos próprios que promove e fortalece a capacidade criativa de artistas, fornecendo honrarias aos norte-americanos com diversas oportunidades de participação nas artes de um modo geral. A NEA trabalha com mais de 20 outras agências federais, governos estaduais, municipais e agências de artes regionais, organizações sem fins lucrativos e privadas em projetos que oferecem oportunidades para milhares de americanos para desenvolverem-se em artes de qualidade em todo o país.

Nenhum comentário: