Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

NOVA COLEÇÃO PARA O CENTENÁRIO DE BILLIE HOLIDAY

08 abril 2015


Ontem (7/abril/2015) foi o aniversário do nascimento da lendária cantora de jazz Billie Holiday e por essa razão o rótulo Legacy Recordings lançou uma compilação de 20 canções clássicas gravadas pela cantora no melhor período de sua carreira.

O álbum se chama Billie Holiday: The CentennialCollection Centennial ─ produzido em comemoração ao aniversário da antologia musical.

Nos primeiros anos, Billie Holiday gravou com alguns dos melhores músicos da história do jazz, Ben Webster, Benny Goodman, Roy Eldridge, Johnny Hodges e Jonah Jones, entre outros. Teddy Wilson foi responsável por trazer esses músicos e formar pequenos e ótimos conjuntos instrumentais. Deste curto período são os temas: If You Were Mine (1935); These Foolish Things e I Cried for You (1936) no formato usual para gravações de alta qualidade da época, vinil a 78 rpm.
SELO COMEMORATIVO
Foi nessa época que ela teve seu primeiro sucesso como cantora. Em 23 de novembro de 1934, ela cantou no teatro Apollo recebendo boas críticas. Sua apresentação com o pianista e amante mais tarde Bobby Henderson fez muito para melhorar a reputação como cantora de jazz e blues. Pouco tempo depois Holiday começou a se apresentar regularmente em diversos clubes na 52nd Street e Manhattan.
A partir de 1937-1940, alternando entre os selos de gravação Brunswick e Vocalion registros importantes, como: "My Last Affair " (1937), "I Can not Get Started" (1938) e "Night and Day" (1940); também estreou futuros sucessos de sua carreira como "Strange Fruit" (1939), e até mesmo composições próprias como "Fine and Mellow" e outras menos conhecidas como "Everything Happens for the Best" (1939). Algumas de suas gravações seriam mais tarde de grande sucesso como "He's Funny That Way" (1937), "My Man" (1937) e "You Go To My Head" (1938).
Novas adições às bandas de Holiday foram o saxofonista Lester Young em 1937 e o trompetista Charlie Shavers no início de 1939. Billie começa ao final de 1938 cantar em Nova York na boate Café Society com o pianista Sonny White, onde estreia obras menos conhecidas, e arranjos instrumentais atípicos: Brunswick Vocalion 8259 e 4783.
Holiday tinha uma limitada escala musical, apenas uma oitava, contudo com esta dificuldade mantinha um sentido rítmico implacável, uma expressão sutil e imediatismo emocional. Mais tarde, ela trabalhou com estrelas como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw e se tornou uma das cantoras de jazz negras mais respeitáveis. No entanto, foi proibida de usar a entrada principal e camarim e teve que esperar em um quarto escuro longe do público antes de aparecer no palco. Talvez explicasse o significado do efeito dramático que tinha em suas canções, dizendo: ─ "Eu vivi as canções como isso."
Em seus últimos anos, ele cantou com muitos outros dos grandes solistas de jazz da época.

A nova coleção que marca o seu centenário inclui canções de 1935-1945.
(adaptado do Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

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