Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

UM ANO SEM LUIZ CARLOS ANTUNES - (LULA)

26 novembro 2014

Nascido em Niteroi em 3 de abril de 1932, desde jovem foi atraído pela música e ouvindo as big-bands norte-americanas interessou-se pelo Jazz, passando assim a colecionar discos, revistas e tudo que se referia àquela música, detendo um acervo fantástico. Escreveu artigos e colunas em diversos órgãos de imprensa, bem como notas de contracapa de discos LP. Sua inigualável contribuição foi no rádio, através da Difusora Fluminense e mais tarde na Fluminense FM onde manteve o formidável programa O Assunto É Jazz durante 29 anos, cuja última audição foi a 27/set/1994 se tornando histórica e heróica.
Histórica porque coincidiu com o último dia e horário da emissora no ar, já que ao final do programa, à meia noite, passaria ao controle do grupo paulista Jovem Pan. Heróica porque, graça a problemas internos de críticas abertas à direção da emissora feitas pelos locutores e entrevistas de aficionados da rádio que se dedicava ao rock com grande audiência os microfones foram desconectados da mesa de som no estúdio sem que se soubesse.
Ao iniciar o programa, por surpresa geral, somente a música era transmitida. No entanto, depois do susto inicial lembrou-se de que seria possível gravar uma locução, em outro estúdio, em fita cassete e reproduzi-la normalmente, e dessa forma foram feitas 3 intervenções "ao vivo". Lula conduzia e produzia o programa com imenso bom gosto musical e conhecimento sobre a matéria, além de manter sempre aberta a porta do estúdio para os artistas da música instrumental brasileira com lançamentos, divulgação, entrevistas, etc. Manteve duas seções da maior importância no programa: o Museu de Cera produzido regularmente pelo autor desta postagem, por cerca de 8 anos no qual se resgatava por 15 a 20 minutos um pouco da história do Jazz com antigas e antológicas gravações e o Beco das Big Bands que chegou a reunir mais de 100 bandas diferentes de Jazz, este produzido por Maxwel Johnstone, ambos ouvintes do programa que se tornaram amigos e co-produtores.
Luiz Carlos Antunes foi sem dúvida um dos respeitáveis nomes da divulgação da música de Jazz no Brasil. Aqui no blog sempre presente com suas histórias, notícias, etc. 
No áudio abaixo a mensagem de Lula (gravada em cassete e transmitida pela rádio no horário do programa, já que os microfones haviam sido desligados).




PARA BAIXAR O ÁUDIO:
 http://www.divshare.com/download/26465409-f6b

10 comentários:

Anônimo disse...

Que bela homenagem. E como é bom voltar a ouvir a voz do nosso bom Mestre Llulla outra vez. Mestre MaJor, mandou muito bem!
Abraço e obrigado pela pérola histórica.

Anônimo disse...

fui ouvinte durante muitos anos do Assunto é jazz, cheguei a escrever para o Lula e aqui o encontrei com suas postagens e agora o Major reedita o programa maravilhoso do tempo do Lula. Grande e justa homenagem
Carlos Lima

Nelson disse...

Confrades,

Conheci o Lula em 1956. Fomos amigos "de jazz" e de família desde então. Vi surgir "O Assunto é Jazz" desde o seu primeiro programa e, estive presente ao último ao qual o Mestre Major aqui se reporta. Desde então, nunca tivemos longe que não soubéssemos um do outro.
As "jam sessions", os "Saúvas de Niterói",a "loja Muray", as "audiencias de jazz" domiciliares, filhos,concertos internacionais da nobre arte. Enfim, tudo deixou um vácuo quando ele foi chamado pelo Criador. Na AND, despediu-se de mim nos 25 anos dizendo, junto ao seu neto, "Adeus". Pouco tempo depois, ele foi novamente, de súbito, internado. Quando retornou, liguei e, por telefone, nos falamos. Foi a última vez que ouvi a voz do Mestre e amigo.
Major, que ora nos lembra o Mestre,recebeu nosso telefonema sobre seu falecimento no dia, estando Major em Paris, na ocasião.
Ficaram as lições do Lula, sua lembrança e a saudade de um grande companheiro.
A vc., Mario, um grande abraço. do amigo
Nelson Reis

Beto Kessel disse...

Fui ouvinte do programa e foi um prazer poder ter a chance de conversar e aprender com eles nos almocos do CJUB

Anônimo disse...

Saudades, saudades eternas da alegria, da permanente defesa da ARTE POPULAR MAIOR, da amizade, de toda uma escola de conhecimento.
Saudades.................

apostolojazz

Carlos Tibau disse...

Querido Major
Muito obrigado pelo post. Meu grande amigo e mestre no jazz desde 1956 jamais será esquecido graças as muitas lembranças que guardamos e também graças as homenagens iguais a esta.
Forte abraço.

Joao disse...

Olá, me chamo Gabriela Jardim,sou de Caxias do Sul (RS) estamos fazendo um documentário sobre a compositora e tecladista Ana Mazzotti, ela deu algumas entrevistas ao Luiz Carlos Antunes na antiga Fluminense FM, gostaríamos de saber se essas entrevistas ainda existem no acervo da radio, por favor é muito importante para o regaste histórico dessa personalidade que foi Ana Mazzotti, amiga do Lulla, e muito importante como registro artístico brasileiro. Muito obrigada, aguardo resposta!
nosso email é docanamazzotti@gmail.com

Luiz Antonio Mello disse...

Boa tarde, gostaria muito de ouvir o Luiz Carlos Antunes, mas quando clico sou informado que há problema. Obrigado, Luiz Antonio.

Unknown disse...

Estive na extinta emissora duas vezes, em 1984, ainda adolescente aficionado. Respondia entao a um proposto "jazzteste", e tendo sido sorteado, compareci no horario do programa (de 22h as 24h) que se nao me engano o programa era transmitido as tercas feiras. O premio era sempre um LP disponivel a escolher. Assim pude conhecer e falar com Luiz Carlos Antunes. Tempos depois, ao consulta-lo acerca de uma aquisicao, ele me respondeu por carta datilografada e assinada por ele com o abraco e os votos de feliz 1990! Guardo esta recordacao como reliquia ha mais de 30 anos. Alem de possuir vasto conhecimento e acervo, este ser humano maravilhoso dispunha de tempo para escrever para um ouvinte que havia visto vagamente duas vezes anos antes e que apenas eventualmente escrevia para o programa respondendo ao jazzteste e sugerindo algumas execucoes de gravacoes (pedidos de músicas). Grandes lembrancas de minha juventude de jazzofilo entusiasta que guardarei eternamente.

Unknown disse...

Tive a honra de ver respondida uma carta que enviei ao programa, pedindo informação sobre uma música de jazz que ouvi num filme.
Estava presente o Contrabaixista Tião Neto e ambos acertaram na mosca o nome da música e eu fui direto à loja no dia seguinte comprar o LP.
Aprendi muito com o Llula e Tião Neto.
Saudades desse programa e do Llula.........
Abraço a todos.......