Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES

25 abril 2011

divulgação


9ª edição do festival traz mais de 10 atrações nacionais e internacionais em shows gratuitos.

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega a sua nona edição com um elenco de primeira.
O festival acontece de 22 a 26 de junho, feriado de Corpus Christi, em Rio das Ostras, balneário a 170 km do Rio de Janeiro. Os shows são gratuitos e distribuídos em quatro palcos: Praça de São Pedro (11h15min), Lagoa de Iriry (14h15min), Praia da Tartaruga (17h15min) e na Cidade do Jazz e do Blues, em Costazul (20h). O espaço da Praça São Pedro é dedicado a revelações e novos talentos do cenário do blues e do jazz nacional, dando oportunidades a mais e novos artistas do crescente cenário musical brasileiro.

Eleito pela mídia especializada nacional como o maior festival do gênero da América Latina e indicado pela revista americana Downbeat como um dos 10 maiores do mundo no gênero, em 2010, o Rio das Ostras Jazz & Blues entrou oficialmente no calendário de eventos do Estado do Rio de Janeiro.

A nona edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival traz um saudável ecletismo de estilos e de gerações: Yellowjackets, Nicholas Payton, Medeski, Martin & Wood com a genialidade do saxofonista Bill Evans, Tommy Castro, Jane Monheit, Bryan Lee, José James, Saskia Laroo Band e um dos maiores talentos da nova geração de músicos cubanos, o pianista Roberto Fonseca.

As atrações nacionais retratam a diversidade e a qualidade da nossa música: Comemorando 30 anos de carreira, Azymuth acompanhado do saxofonista Léo Gandelman, o guitarrista Ricardo Silveira e Nuno Mindelis, um dos melhores bluesman do Brasil. A Orquestra Kuarup, com regência do maestro Nando Carneiro, abre a nona edição do Rio das Ostras Jazz & Blues.

O festival traz ainda a Orleans Street Jazz Band. Esta banda percorre os principais pontos da cidade executando standards do jazz de New Orleans.

2 comentários:

renajazz disse...

olha bem respeito a opinião de todos a meu gosto to achando esta programação muito fraca jazzisticamente eo bill evan genio ja morreu e era pianista..... brincadeira so se salva o nicholas payton esse sim faz jazz como nós gostamos essa cantora so tem uma coisa ela é muito sensual fora isso. acho que não canta nada....

Guzz disse...

renajazz
a grandeza deste festival é a diversidade de estilo que ele nos apresenta - em todas as edições sempre tem um nome forte do jazz (e suas variantes) e do blues incluindo aí alguns artistas da soul music e, claro, do rock

vou discordar de voce e acho que essa é uma das melhores edições - Jose James é um cantor espetacular (ouça seu último disco em duo voz e piano com o pianista Jef Neve); Roberto Fonseca tem a sonoridade latina agarrada ao jazz, seu último trabalho Live in Marciac é espetacular; Nicholas Payton todos conhecem;
o instrumental brasileiro muito bem representado pelo Azymuth, Leo Gandelman e Ricardo Silveira;
na seara fusion, o trio Medeski é sensacional e seu último disco ao vivo no Japão traz uma sonoridade mais acústica, inclui-se aí o sax do Bill Evans, vai mexer no som deles e vai agradar; a trompetista Saskia Laroo não deixa por menos, vai surpreender também com sua fusão do jazz e outros elementos ritmicos;
no blues, Tommy Castro faz um show muito bom, o assisti mês passado no Tampa Bay Blues e o Bryan Lee que vai trazer uma sonoridade mais rock´n´roll ... eu gosto muito !

só pra citar algumas das principais atrações

vou fazer uma abordagem mais completa do festival e vou colocar um podcast de cada artista

abs,