Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

JAMBOREE: 50 ANOS DE JAZZ NA CATALUNHA

28 maio 2010

É com prazer que "ajudo" nosso editor sacramentado Pedro Wahmann a relatar sua recente estada na Espanha. Segue mais um de seus sempre saborosos relatos, e isso sem mencionar uma única palavra relativa a comida. Abraços.

Breves férias e de passagem por Barcelona, onde fui assistir, no Camp Nou, o Barça sagrar-se campeão da Liga Espanhola, na única noite livre procuro conhecer uma tradicional casa de jazz. O Jamboree situa-se na bela Plaza Reale na cidade velha, praça ao melhor estilo de Espanha, um amplo quadrado cercado por antigas e uniformes construções com não mais de três pavimentos, voltadas para o interior, assim como as galerias por todo o perímetro interno com seus arcos por onde se tem acesso às edificações.

No canto da praça e por baixo de um dos arcos chegamos ao Jamboree, e ao descer a escada que nos leva à pequena sala de concertos no sub-solo, surpreende-nos a exposição nas paredes de reproduções de diversos jornais registrando os 50 anos. Ao longo desse tempo, por lá passaram celebridades como Ella Fitzgerald, Chet Baker, e como não poderia deixar de ser, a expressão maior do jazz catalão, o grande pianista Tete Montoliu (1933-1997) que, dono de extensa discografia, gravou com grandes nomes da musica.

"Quinze dias atrás", contou-me orgulhoso o porteiro, "aqui apresentou-se um dos maiores bateristas de todos os tempos, Roy Haynes". Concordei com ele.

A sala no sub-solo, ou nível -1 como dizem lá, é formada por volumosas pilastras quadradas que apóiam os tetos abobadados tudo em tijolo aparente, e mais parece que vamos encontrar uma cave de vinhos com seus barris de envelhecimento do que músicos de jazz... Naquela noite, 2ª.feira, para uma diminuta platéia apresentava-se o trio do guitarrista Albert Villa, Marko Lohikari (baixo) e Oriol Roca (bateria), jovens músicos espanhóis em busca de seus caminhos e quem sabe um lugar ao sol.

A apresentação foi correta e simpática pontuada por standards destacando-se uma bonita interpretação em tempos rápidos de The Way You Look Tonight. Pena que só dispondo de uma noite, não pude conhecer outra casa muito tradicional de Barcelona, La Cova del Drac (A cova do dragão).

Registro que nessas duas casas o pianista Brad Mehldau gravou ao vivo seus primeiros CDs, para o selo Fresh Sound New Talents, antes mesmo de seu primeiro CD solo para o mercado norte americano, “Introducing Brad Mehldau”, selo Warner Bros – 45997-2 de 1995. Os registros para a Fresh Sound respectivamente FSNT- 007 e 031, foram:
Na Cova del Drac em 10/93 em trio com Jordi Rossy (bateria), que o acompanhou por longo tempo e Mario Rossy (baixo).

E no Jamboree, em 5/93 além do trio participou também o conhecido sax-alto, e também catalão, Perico Sambeat. Há ainda um terceiro CD com a formação do quarteto.

Faço esse breve registro para os companheiros cjubianos que, na mesma ocasião, tenho certeza, apreciavam em SP os concertos do festival.

Pedro Wahmann

2 comentários:

APÓSTOLO disse...

Prezado MauNah:

Bela resenha, que nos devolve a infindável saudade da capital da catalunha, onde pude morar entre 1965/1966 (Calle Balmes).
Ver o Barça campeão (mesmo sem o triplete) é sempre bom.
Viska barça ! ! !

Anônimo disse...

Its like you read my thoughts! You appear to understand so much approximately this, like you wrote the guide in
it or something. I think that you could do with a few percent to force the
message home a bit, however other than that, that is wonderful blog.
A great read. I will definitely be back.

Also visit my blog ... online backup reviews
Feel free to visit my web page :: online file backup