Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

THE JUBILEE SHOWS - #1

14 fevereiro 2010

Ernie "Bubles" Whitman

JUBILEE SHOWS foi uma série de programas de rádio com objetivo de prover entretenimento para os militares dos EUA durante a II Guerra Mundial.
Jubilee era produzido no estúdio auditório da NBC em Hollywood pela Armed Forces Radio Service (AFRS) e os programas eram transcritos para discos de Vinylite de 16 polegadas com 30 minutos e distribuídos pelas inúmeras estações militares de rádio das bases, acampamentos, navios e hospitais em todo o mundo. Como se tratava de programas especiais e exclusivos nenhuma estação regular de broadcast transmitia os shows.
O primeiro Jubille Show foi gravado a 9 de outubro de 1942 e o último da série a 18 de fevereiro de 1950. Os shows eram produzidos e gravados semanalmente à noite.
O mestre de cerimônias era o comediante afro-americano Ernie "Bubles" Whitman, conhecido como o intérprete do grande bandleader Jim Reese Europe no filme Stormy Wheather de 1943, dotado de inconfundível voz gutural.
Existia uma Armed Forces Radio Orchestra que fazia as introduções e as finalizações dos programas e alguns eventuais acompanhamentos.
Inúmeros músicos, cantores de jazz e blues eram convidados a contribuir para os Jubille Show, tal projeto junto com o V-Disc era o esforço de guerra para manter o nível de moral das tropas norte-americanas através da música fabulosa de seu país, principalmente de jazz.
Aqui no blog vamos reproduzir alguns desses fantásticos programas e iniciamos com o produzido a 26 abril de 1943 tendo como atração principal a Henry Red Allen Orchestra e vocalista Jewel Paige.
1. Introdução com o tema Great Day (vicente Youmans) – The Armed Forces Radio Orchestra
2. Harlem Stomp (Irene Higginbotham) com Henry Red Allen (tp), J.C.Higginbotham (tb), Don Stovall (sa), General Morgan (pi), Benny Moten (bx) e Paul Barbarin (bat).
3. I Can´t Believe That You're In Love With Me (McHugh – Gaskill) pessoal de 2. mais o clarinetista Buster Bailey e a vocalista Jewel Paige.
4. I've Got The World on a String ( Arlen – Koehler), mesmo pessoal de 2.
Na próxima postagem continuamos com este show.

5 comentários:

APÓSTOLO disse...

Estimado MAJOR:
O som está ÓTIMO e as transmissões realmente eram "animadoras".
DON STOVALL, do qual não possuo nenhuma gravação é um senhor saxofonista.
"Red" Allen dando seu recado e General Morgan no "stride" são garantias de swing.
11 minutos de excelência ! ! !

figbatera disse...

Pessoal do CJUB: o que aconteceu aqui? O blog não está mais "cabendo" em minha tela. Isto dificulta muito a leitura, pois a gente tem que ficar "correndo" de uma margem a outra a cada frase.
Bem, com nenhum outro que acompanho está acontecendo isto...
Mudaram aí alguma configuração?

APÓSTOLO disse...

Prezado FIGBATERA:

Já há algumas semanas isso vem ocorrendo; vou exercitando a paciência e ziguezagueando na tela.

MaJor disse...

Realmente isto está acontecendo, pensei que fosse do meu PC e não conseguia acertar, mas agora vejo que é do blog, então temos que apelar para nosso blog_engineer Guzz, será que poderia resolver?

MaJor disse...

Apóstolo Pedro, para mim foi uma grande surpresa Don Stovall não tenho lembrança de tê-lo ouvido antes e o pianista Morgan também excelente.