Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

FALECEU LES PAUL

14 agosto 2009


Noticiada a morte do guitarrista Les Paul, ocorrida em 13 de agosto, aos 94 anos de idade. Nos obituários de nossos jornais a grande preocupação dos "críticos" é associá-lo ao rock, só porque um dos modelos de suas guitarras caiu na preferência de alguns roqueiros. Les Paul foi um guitarrista maior, que soube como ninguém criar dentro da música popular e o Jazz, no qual , se quisesse seria um mestre. Basta ouvir o seu dueto com Nat King Cole no clássico "Body and Soul" na gravação do J.A.T.P.para comprovar isso. Num dos obituários a infeliz frase "Começando no country, passando pelo Jazz e chegando ao rock"em mais uma tentativa do de situá-lo no rock, gênero que felizmente Les Paul nunca tocou.

2 comentários:

edú disse...

Prezado mestre Llulla,
o papel de aperfeiçoador – já na tenra infância – dos mecanismos do qual mais tarde se convencionaria classificar como guitarra amplificada jogaram certa penumbra na figura de Les Paul apenas como artista do jazz.Suas experiências em 1948 ,fruto dessa irresistível vontade de implementar novas soluções tecnológicas, fizeram elaborar a gravação com a multiplicidade e sobreposição de canais. Recurso amplamente utilizado nos estúdios de gravação até nossos dias.Les Paul tornou –se, em vida,de grife de instrumento a uma instituição, em carne e osso ,nova iorquina nas segundas feiras no Iridium e antes no Fat Tuesday´s.

APÓSTOLO disse...

Mestre LULA:

O documentário que gravei em VHS sobre LES PAUL é coisa de gente grande - o cidadão era um senhor guitarrista.
No email que lhe enviei sobre o falecimento dele, não constavam referências sobre o "rock" - deve ser porque o reporter que incluiu a notícia era sério.