Em 1923 seguiu com seus irmãos para Chicago e iniciaram atuando em cafés e cabarés. George Thomas tornou-se um notável pianista, bandleader, compositor e mais tarde editor de músicas. O outro irmão Hersal Thomas era pianista e compositor Sua sobrinha Hociel Thomas juntou-se à família como pianista e compositora. Ainda em 1923 Sippie fez suas primeiras gravações para Okeh Records e até 1929 registrou 40 canções. Seus acompanhadores foram a nata do New Orleans Jazz na época como King Oliver, Louis Armstrong, Clarence Williams, Sidney Bechet e Johnny Dodds, dentre outros.
Sippie foi para Detroit em 1929 e acabou deixando a carreira após a morte de seu marido em 1935 e de seu irmão George em 1936. Recolheu-se na religião e nos próximos 40 anos cantava e tocava órgão na Leland Baptist Church em Detroit. Muito ocasionalmente cantava algum Blues até que em 1966 voltou à carreira quando com sua grande amiga do Texas Victoria Spivey fizeram um álbum - Sippie Wallace and Victoria Spivey no selo da própria Spivey. Logo depois gravou outro álbum Sippie Wallace Sings the Blues ela mesma se acompanhando ao piano para o selo Storyville. Ainda em 1966 gravou o álbum Women Be Wise, com os pianistas Roosevelt Sykes e Little Brother Montgomery. Wallace gravou no álbum - Louis Armstrong and the Blues Singers cantando - A Jealous Woman Like Me, Special Delivery Blues, Jack O'Diamond Blues, The Mail Train Blues e I Feel Good. Em 1981, Wallace gravou o álbum Sippie para a Atlantic Records, com o qual venceu em 1982 o W. C. Handy Award for Best Blues Album of the Year e ganhou uma nomeação no Grammy Award em 1983.
Sippie falece em 1986 no mesmo dia em que nasceu 1/novembro fazendo 88 anos.
Wallace foi respeitada, além de cantora, como compositora de Blues, seus originais Mighty Tight Woman e Women Be Wise, até hoje fazem parte dos repertórios de cantores do Texas Blues. Uma de suas características era o shout uma voz gritada e muitas vezes cantava em público sem microfone. Seu estilo combinava vários elementos como as inflexões graves dos cantores do sudoeste norte americano, as habilidades vocais como excelente articulação e senso de tempo, possuindo uma voz melodiosa dotada de ótima afinação mantendo perfeitas as qualidades da forma e das inflexões do blues clássico.
Podemos ouví-la, então, em duas grandes interpretações na primeira ainda podemos ouvir o sax de Bechet pontuando nos breaks e o cornet de Armstrong na segunda:
BABY, I CAN'T USE YOU NO MORE (Matt Mathews / Sippie Wallace) - Clarence Williams' Blue Five: Sippie Wallace (vcl), Louis Armstrong (cnt), Aaron Thompson (tb), Sidney Bechet (sax sop), Clarence Williams (pi) e Buddy Christian (bj).
Gravação original: New York, 28/nov/1924 - Okeh 8212 A (mx 73007-B).
HAVE YOU EVER BEEN DOWN ? (Hersal Thomas) - Sippie Wallace (vcl, pi) acompanhada por Louis Armstrong (cnt) e Artie Starks (cl).
Gravação original: Chicago, 6/maio/ 1927 - Okeh 8499 (mx 80838-B).
Fontes: CD - Sippie Wallace - Complete Recorded Works Vol 1 (1923-1925) e Vol. 2 (1925-1945) – selo Document – DOCO 5399 e 5400 -1995 – USA.
Um comentário:
Prezado MÁRIO JORGE:
Mais uma "na mosca" - texto conciso e preciso, excelentes faixas.
Parabéns ! ! !
Postar um comentário