
Na luta pela restauração de obras do jazz, a Sony em parceria com o Zenph Studios, decidiu tentar a gravação do concerto solo de Art Tatum, de 2 de abril de 1949, no The Shrine Auditorium, em Los Angeles, utilizando a tranposição do toque de Tatum para um piano Yamaha Disklavier Pro, com a técnica do protocolo MIDI (Musical Intrument Digital Interface).
Utilizando um instrumento musical, digamos, um piano, com uma interface MIDI, um toque na tecla permite a gravação com os seguintes parâmetros: nota musical, intensidade, duração, etc. Dessa forma, um pianista que gravar no piano com essa interface, pode ter sua musica reproduzida num outro piano similar, automaticamente, como se ele o estivesse tocando.
É possível encontrar arquivos originais MIDI na internet. Chick Corea gravou vários. Qualquer computador tem um chip que permite a reprodução de arquivos MIDI, só que o som do piano, para ter a qualidade de um grand, precisa de um sintetizador moderno ou de um piano MIDI.
Voltando ao assunto. Como Tatum não gravou num piano MIDI, coube a Zenph coletar as notas tocadas e reproduzir suas nuances para que fosse tocada no Disklavier da Yamaha. E isso ela conseguiu com perfeição, graças a tecnologia atual.
O CD de Art Tatum, "Piano Starts Here", vai ser lançado no início de junho, com um som de piano perfeito. Cabe a nós, sabendo que não era o Tatum sentado naquele piano, mas com exatamente o seu toque, avaliar se essa forma de remasterização vai nos tocar sentimentalmente.
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