Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

MUSEU DE CERA # 37 - CHARLIE BARNET

28 fevereiro 2008



CHARLES DALY BARNET – nasceu em berço esplêndido em pleno high society nova-iorquino em 1913 e desde jovem rebelou-se com as idéias de seus pais de que deveria estudar advocacia e com 16 anos já formava uma banda de jazz atuando no Paramount Hotel de New York, depois se tornou conhecido como solista de sax-tenor do octeto de Red Norvo nas gravações de 1934, notadamente em The Night Is Blue incluindo Teddy Wilson e Artie Shaw. Em 1936 com sua própria banda trabalhava no Glen Island Casino em New Orleans quando contratou o grupo vocal The Modernaires mais tarde com grande sucesso junto a Glenn Miller.
Sua clara influência eram Duke Ellington e Count Basie, conseguindo seu reconhecimento público com a gravação do clássico Cherokee em julho de 1939, passando logo a figurar como uma das mais populares big bands dos EUA da Era Swing. Foi um dos pioneiros junto com Benny Goodman a enfrentar o racismo na música contratando cantores e instrumentistas negros na época em que outras bandas segregavam por inteira comodidade. Com esta atitude sua orquestra muitas vezes foi rejeitada em hotéis e ballrooms e provavelmente a razão de não ser convidado a atuar em rádios broadcast comerciais como a maioria das grandes orquestras. Alguns vocalistas foram Harry Von Zell, Mary Ann McCall, Francis Wayne, Fran Warren, Dave Lambert e Buddy Stewart e em 1941 apresentou Lena Horne gravando 4 discos com ela. Do grupo também fizeram parte por anos Oscar Pettiford, Roy Eldridge, Oscar Pettiford, Peanuts Holland, Neil Hefti, Barney Kessel, Buddy DeFranco e Dodo Marmarosa. Como saxofonista tenor sua raízes estavam na escola Coleman Hawkins e também executava o sax alto quando lembrava o grande Johnny Hodges e ainda o soprano. Apesar da gravação de Skyliner em 1944 se tornar enorme sucesso foi o período de 1939 a 41 sem dúvida em que atingiu a maior aceitação por parte do público.
Em 1947 seu estilo voltou-se para o bebop que despontava incluindo músicos como Doc Severinsen, Clark Terry e Maynard Ferguson, contudo não se adaptou e em 1949 dissolveu a banda. Financeiramente nunca se apertou uma vez que além de milionário de família atuava no negócio de edição de músicas e em sociedades de restaurantes bem sucedidos e assim levou sua aposentadoria. Em meados dos anos 60 liderou uma banda organizada especialmente para o jazz clube New York's Basin Street East por 2 semanas e fez uma última gravação em 1969. A 2 de outubro de 1939 Barnet atuava no Palomar Ballroom em Los Angeles que se incendiou rapidamente e a banda perdeu muitos de seus instrumentos e todas suas pautas de arranjos alí guardados. Count Basie imediatamente enviou cópia de seus arranjos para que Barnet usasse como base para refazer as suas. Charlie Barnet faleceu em 1991.
Selecionamos uma gravação que mostra a força da orquestra ao início do swing com seu lider ao saxofone tenor e ao clarinete como solista.
ON A HOLIDAY (Devil's Holiday) (Benny Carter - Brian Wilson) - Charlie Barnet Orchestra - Charlie Barnet (st, cl, líder), Eddie Sauter (tp) Chris Griffin, Toots Camarata (tp), Russ Jenner (tb) ? Bill McVeigh (tb) ? Frank Llewellyn (tb), Les Cooper, George Bone (sa), Fred Fallensby (st), Rupe Biggadike (pi), Buford Turner (gt), Pete Peterson (bx), Rudy DeJulius (bat), arranjo de Benny Carter.
Gravação original: 21/janeiro/1935 - Bluebird B5816 (mx 87647-1) - New Orleans
Fonte: The Indispensable Charlie Barnet Vol.1 & 2 1935-1939 - selo: RCA Victor Imports (74321355542) – 2003 – USA



Nenhum comentário: