Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

FOCO - toda terça em Laranjeiras

15 fevereiro 2008

O grupo Foco existe ha 8 anos e esta lançando seu segundo CD. Eles tocam toda terça feira , a partir das 20 horas na pizzaria Hideway , na Rua das Laranjeiras , um lugar muito agradavel e descontraido .

O grupo é formado só por craques, verdadeiras "cobras criadas" :
Marcelo Martins : sax tenor
João Castilho: guitarra
Jefferson Leskowich :baixo acustico
Ranato "Massa" Calmon :bateria .

O grupo passou por uma mudança recente . Andre Rodrigues ,contrabaixo, que estava no grupo desde o começo saiu e foi substituido por Jefferson Leskowich que chegou ao Rio vindo de Santa Catarina ha pouco tempo e ja esta sendo bastante requisitado . Ele é um musico muito bom. Vale a pena conferir. Toco com ele todas as quintas(essa semana , excepcionalmente sera hoje,15/02,sexta feira) no Drink's Cafe , na Lagoa . Eu estou muito contente de conhecer um musico tão talentoso e preparado como ele . Voces com certeza vão ouvir falar dele muito ainda.

Estive la nessa ultima terça e adorei o som .Eles tocam composições originais alem de musicas de Moacir Santos e Dom Salvador,dentre outros grandes mestres brasileiros. O grupo é muito homogeneo e o entrosamento é sensacional , eles realmente soam como um conjunto com sua propria concepção e não como um grupo de musicos que se juntam pra tocar por uma noite apenas. Foram momentos de muita musicalidade,criatividade,suingue(em portugues mesmo) que me alegraram e emocionaram como poucas vezes nos ultimos tempos.
Eu talvez seja suspeito pra fazer esses elogios pois tenho uma historia com eles. Sou muito amigo e admirador de Renato "Massa " Calmom, um baterista que eu adoro ouvir e que sempre me surpreende pela musicalidade e desenvoltura. Alem disso é um dos poucos que conheço no Brasil que sabe realmente tocar jazz, sem desmerecer ninguem . Grooves criativos com muito suingue, sonoridade muito bonita e um vocabulario que cresce e se expande a cada dia. Um musico em grande forma,maduro e consciente de seu papel de artista . Sou fã mesmo e me orgulho de dizer que volta e meia ele me substitui em alguns gigs. Nota mil para o musico. É um amigo muito querido e uma das pessoas mais bacanas no nosso meio .
Marcelo Martins é outro velho amigo e companheiro. Conheci ele quando estava começando e eu ja era relativamente rodado. Isso quase 20 anos atras e ele ja era um musico que chamava a atenção.De la pra ca Marcelo só fez crescer e hoje é um expoente em seu instrumento com muita personalidade,vocabulario interessantissimo,sonoridade e sempre me surpreendo quando o vejo tocar . Marcelo Martins é um musico que podemos considerar de nivel internacional .Terça ele "só faltou fazer chover".
João Castilho é outro que vi crescendo na profissão e musicalmente . Nessa noite ele "botou pra derreter", como se dizia antigamente . Um fraseado muito bem desenvolvido ,sonoridade madura e seus solos são sempre muito bem construidos.É claro que uma descrição dessas não traduz nem um decimo o que esse musico toca mas o fato é que foi muito bom ve-lo em ação.
O recem chegado Jefferson Lescowich,de quem ja falei acima ,toca tanto acustico como eletrico (la é só acustico) com igual desenvoltura. Suingue , fluencia e ainda é um solista muito bom. Se encaixou perfeitamente ao grupo e faço uma ideia de como vai estar o som deles daqui ha um tempo,tocando toda semana . Confiram esse nome que vai dar o que falar.
Pra completar nessa ultima terça ainda tivemos a presença de Mauro Senise,que dispensa apresentações e tambem é um amigo de muitos anos . Mauro deu um canja onde exibiu sua conhecida categoria com muita criatividade no sax alto, tocando muito entrosado com Marcelo e todo o grupo. Ele de tanto ir ao Hideway as terças ja é quase que "da gig".
E tudo sendo apreciado por um publico atento e entusiasmado que aplaudia calorosamente. Nota dez pra eles tambem.
São noites como essa que fazem a gente ainda ter esperança que o Rio volte a ter uma vida musical digna dessa cidade que ja foi a capital cultural do Brasil.

Historinha ilustrativa.

Uma noite ,apos uma apresentação, alguem que estava assistindo perguntou a Marcio Montarroyos : aonde voce arranja sempre tão bons musicos pro seu conjunto?
Resposta do "General": "Só toco com amigos e se meus amigos são todos musicos muito bons,que sorte a nossa ,não é ?"
O grupo Foco é composto por amigos meus e que tambem são excelentes musicos . Então é só aparecer as terças na Hideway em Laranjeiras e curtir o sonzaço que eles estão fazendo.Como diz outro querido amigo e meu ,e de muita gente,Mestre Wilson Das Neves: "Oh sorte!"

Nenhum comentário: