Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

FOCO - toda terça em Laranjeiras

15 fevereiro 2008

O grupo Foco existe ha 8 anos e esta lançando seu segundo CD. Eles tocam toda terça feira , a partir das 20 horas na pizzaria Hideway , na Rua das Laranjeiras , um lugar muito agradavel e descontraido .

O grupo é formado só por craques, verdadeiras "cobras criadas" :
Marcelo Martins : sax tenor
João Castilho: guitarra
Jefferson Leskowich :baixo acustico
Ranato "Massa" Calmon :bateria .

O grupo passou por uma mudança recente . Andre Rodrigues ,contrabaixo, que estava no grupo desde o começo saiu e foi substituido por Jefferson Leskowich que chegou ao Rio vindo de Santa Catarina ha pouco tempo e ja esta sendo bastante requisitado . Ele é um musico muito bom. Vale a pena conferir. Toco com ele todas as quintas(essa semana , excepcionalmente sera hoje,15/02,sexta feira) no Drink's Cafe , na Lagoa . Eu estou muito contente de conhecer um musico tão talentoso e preparado como ele . Voces com certeza vão ouvir falar dele muito ainda.

Estive la nessa ultima terça e adorei o som .Eles tocam composições originais alem de musicas de Moacir Santos e Dom Salvador,dentre outros grandes mestres brasileiros. O grupo é muito homogeneo e o entrosamento é sensacional , eles realmente soam como um conjunto com sua propria concepção e não como um grupo de musicos que se juntam pra tocar por uma noite apenas. Foram momentos de muita musicalidade,criatividade,suingue(em portugues mesmo) que me alegraram e emocionaram como poucas vezes nos ultimos tempos.
Eu talvez seja suspeito pra fazer esses elogios pois tenho uma historia com eles. Sou muito amigo e admirador de Renato "Massa " Calmom, um baterista que eu adoro ouvir e que sempre me surpreende pela musicalidade e desenvoltura. Alem disso é um dos poucos que conheço no Brasil que sabe realmente tocar jazz, sem desmerecer ninguem . Grooves criativos com muito suingue, sonoridade muito bonita e um vocabulario que cresce e se expande a cada dia. Um musico em grande forma,maduro e consciente de seu papel de artista . Sou fã mesmo e me orgulho de dizer que volta e meia ele me substitui em alguns gigs. Nota mil para o musico. É um amigo muito querido e uma das pessoas mais bacanas no nosso meio .
Marcelo Martins é outro velho amigo e companheiro. Conheci ele quando estava começando e eu ja era relativamente rodado. Isso quase 20 anos atras e ele ja era um musico que chamava a atenção.De la pra ca Marcelo só fez crescer e hoje é um expoente em seu instrumento com muita personalidade,vocabulario interessantissimo,sonoridade e sempre me surpreendo quando o vejo tocar . Marcelo Martins é um musico que podemos considerar de nivel internacional .Terça ele "só faltou fazer chover".
João Castilho é outro que vi crescendo na profissão e musicalmente . Nessa noite ele "botou pra derreter", como se dizia antigamente . Um fraseado muito bem desenvolvido ,sonoridade madura e seus solos são sempre muito bem construidos.É claro que uma descrição dessas não traduz nem um decimo o que esse musico toca mas o fato é que foi muito bom ve-lo em ação.
O recem chegado Jefferson Lescowich,de quem ja falei acima ,toca tanto acustico como eletrico (la é só acustico) com igual desenvoltura. Suingue , fluencia e ainda é um solista muito bom. Se encaixou perfeitamente ao grupo e faço uma ideia de como vai estar o som deles daqui ha um tempo,tocando toda semana . Confiram esse nome que vai dar o que falar.
Pra completar nessa ultima terça ainda tivemos a presença de Mauro Senise,que dispensa apresentações e tambem é um amigo de muitos anos . Mauro deu um canja onde exibiu sua conhecida categoria com muita criatividade no sax alto, tocando muito entrosado com Marcelo e todo o grupo. Ele de tanto ir ao Hideway as terças ja é quase que "da gig".
E tudo sendo apreciado por um publico atento e entusiasmado que aplaudia calorosamente. Nota dez pra eles tambem.
São noites como essa que fazem a gente ainda ter esperança que o Rio volte a ter uma vida musical digna dessa cidade que ja foi a capital cultural do Brasil.

Historinha ilustrativa.

Uma noite ,apos uma apresentação, alguem que estava assistindo perguntou a Marcio Montarroyos : aonde voce arranja sempre tão bons musicos pro seu conjunto?
Resposta do "General": "Só toco com amigos e se meus amigos são todos musicos muito bons,que sorte a nossa ,não é ?"
O grupo Foco é composto por amigos meus e que tambem são excelentes musicos . Então é só aparecer as terças na Hideway em Laranjeiras e curtir o sonzaço que eles estão fazendo.Como diz outro querido amigo e meu ,e de muita gente,Mestre Wilson Das Neves: "Oh sorte!"

Nenhum comentário: