Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

FOLHA DE SP LANÇA COLEÇÃO DE JAZZ NAS BANCAS

29 setembro 2007

A partir deste domingo, 30/09, o jornal Folha de São Paulo lança nas bancas um série de 20 coletâneas de grandes nomes do jazz. Uma iniciativa bastante ousada em vista do que vemos por aí onde a música de qualidade sempre fica a parte em função da evidência da música dita "comercial" e de alguns batidões e outras coisas podres que a gente ouve por aí.

Bem encadernados em um livro-cd com 60 páginas, papel de alta qualidade e capa dura, contendo a história, biografia, e repertório de cada artista, aliás muito bem selecionado, e escritos pelo jornalista e colaborador Carlos Calado da Folha de SP.
São gravações do catálogo da Blue Note, Pacific e Capitol e o único nome que soa estranho neste contexto é o de Al di Meola, um grande guitarrista mas sempre atuou na frente mais fusion e talvez esteja aqui representando esse movimento, inciado por Miles no fim dos 60' e que se expandiu nos anos seguintes.

Enfim, nestes 20 discos saem na ordem :

Nat King Cole e Herbie Hancock, 30 de setembro;
Louis Armstrong, 07 de outubro;
Charlie Parker, 14 de outubro;
Art Blakey, 21 de outubro;
Ella Fitzgerald, 28 de outubro;
Chet Baker, 04 de novembro;
Thelonious Monk, 11 de novembro;
Benny Goodman, 18 de novembro;
Horace Silver, 25 de novembro;
Miles Davis, 02 de dezembro;
Billie Holiday, 09 de dezembro;
Duke Ellington, 16 de dezembro;
Chick Corea, 23 de dezembro;
Ornette Coleman, 30 de dezembro;
Dizzy Gillespie, 06 de janeiro;
John Coltrane, 13 de janeiro;
Al Di Meola, 20 de janeiro;
Charles Mingus, 27 de janeiro;
Lee Morgan, 03 de fevereiro.

Bem provável que nós já tenhamos a coleção em sua totalidade, através dos originais, e afinal são coletâneas, mas é uma excelente oportunidade para que as pessoas fiquem mais perto da música dos músicos.

Nas bancas aos domingos por R$11,90 e no lançamento vem os dois primeiros - Nat King Cole e Herbie Hancock.

Nenhum comentário: