Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

JAZZ FESTIVAL 2007

30 julho 2007

Chega em sua quinta edição o Jazz Festival aqui no Rio de Janeiro nos dias 13, 14 e 15 de agosto no Teatro Sesc Ginástico.
E este ano um dos destaques da programação é a Duke Ellington Orchestra, hoje liderada pelo neto do Duke, Paul Ellington, em sua primeira apresentação do grupo no Brasil.
Outra atração que merece atenção é o Swing Time and the Tap Dancers, cuja pianista é Judy Carmichael, considerada a rainha do Stride, antigo estilo de tocar piano criado no Harlem no anos 20 e 30. E a Swing Time apresenta-se com a dupla de sapateado Tap Dancers em um espetáculo ao vivo de jazz com dança.
Ao todo são cinco atrações, passando por oito cidades brasileiras iniciando dia 7 em Brasília passando por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Aracaju, Belém e Tiradentes.

As atrações :

A Duke Ellington Orchestra hoje é liderada por Paul Ellington, neto de Duke Ellington, e vem se apresentar com uma orquestra composta por 16 músicos que vão interpretar os clássicos do jazz imortalizados por Ellington. Duke Ellinton criou mais de 2 mil composições e foi responsável por várias inovações no jazz, tais como o uso jungle-style, o growl and plunger e a manipulação da voz humana como instrumento, cantando notas sem palavras. O pianista esteve ativo como intérprete e compositor de sua banda até a sua morte em maio de 1974. Após a sua morte, seu único filho, Mercer Ellington, trompetista e gerente da banda, tomou a liderança da orquestra. Quando Mercer faleceu, o neto de Duke, Paul Ellington, passou a comandar o conjunto.

Da Argentina a Portenha Jazz Band, reconhecida nos anos 60 como um dos grupos de jazz mais importantes da América do Sul entre as big bands que recriavam o estilo de Duke Ellington, Fletcher Henderson e Count Basie.

Da França, Irakli and the Louis Ambassadors faz um tributo ao trompetista Louis Armstrong. Davrichewy é um dos raros trompetistas que perpetua e recria a música do mestre e estará acompanhado pelo grupo The Louis Ambassadors, formado por Guy Bonne clarinete, Jean-Claude Onesta trombone, Jacques Schneck piano, Philippe Pletan contrabaixo e Sylvain Glevarec bateria.

Da Austrália, o trombonista Dan Barnett vai se apresentar com a All Stars Jazz Band, conjunto que reúne o tradicional jazz dos anos 1920 e o swing dos anos 30 acrescentando seu estilo próprio. A banda será formada por Marcelo Costa trompete e voz, Nik Payton sax, Danilo Abreu piano, Lúcio Gomes contrabaixo e Bo Hilbert bateria.

Swing Time é uma banda americana formada por músicos de consolidada carreira internacional e amigos da pianista Judy Carmichael. Eles vêm acompanhados dos dançarinos Melissa Giattino e Richard Schwartz, do Tap Dancers, que e vão apresentar um espetáculo de sapateado. A Swing Time é formada por Judy Carmichael ao piano, Ed Ornowski bateria, Jon-Erik Kellso trompete e Michael Hashim sax.

A intenção é recordar o autêntico jazz e seus ícones através do talento de músicos contemporâneos, explica Leonardo Soltz, da Soltz Eventos, produtor geral do Jazz Festival e que conta com apoio das leis de Incentivo à Cultura Federal e Estadual de Minas Gerais, além das empresas Oi, Gasmig, Usiminas, Cosipa, Companhia Vale do Rio Doce, Banco BRB, Banco BMG e da Confederação Nacional do Transporte.

A programação no Rio de Janeiro :

dia 13/08 -
Dan Barnett and the All Stars Jazz Band (Austrália/BRA) Swing Time and the Tap Dancers(EUA)

dia 14/08 -
Porteña Jazz Band (ARG)
Irakli and the Louis Ambassadors(FRA)

dia 15/08 -
Duke Ellington Orchestra (EUA)

O local : Teatro Sesc Ginástico
Av. Graça Aranha 187, Centro
O horário: 19:30hs
O preço: R$ 25,00

Nas demais localidades :

em Brasília, dias 7, 8 e 9 de agosto no Teatro Nacional;
em Belo Horizonte, dias 9, 10 e 11 no Palácio das Artes;
em São Paulo, dias 8 e 9 no Bourbon Street Jazz Club;
em Recife, dias 16, 17 e 18 no Teatro de Santa Isabel;
em Aracaju, dias 17, 18 e 19 no Teatro Tobias Barreto;
em Belém, dias 22 e 23 no Estação Gasômetro;
em Tiradentes, dias 18 e 25 durante o X Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.

Nenhum comentário: