Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

UM FUNDADOR. E UM POUCO DE HISTÓRIA

19 abril 2007

Hoje aniversaria um dos fundadores do CJUB, meu ex-colega dos bancos escolares, o bom e cordial amigo SAZZ. Consultado, não revelou quantos anos.

Foi lá em 2002, num almoço no restaurante e jazz-bar Cais do Oriente - uma as mais confortáveis e bem equipadas casas para jazz do mundo, do pianista e arquiteto Markus Resende - que reencontrei o Sazinho numa mesa de amigos, quando me apresentou ao Fraga (aqui Defrag) - que, depois, se afastou para tratar de sua vida profissional - e ficamos em animado bate-papo, regado a uísque e perfumado por uns bons charutos. A troca de informações sobre jazz - músicos e discos e arranjos e lançamentos e reedições - naquela longa tarde me pareceu tão rica e deleitável que imaginei poder deixá-las, de alguma forma, disponíveis para que terceiros também a elas pudessem ter acesso. Surgiu na minha cabeça o formato de blog, que publicaria idéias e ainda incensaria os prazeres conexos, segundo a média dos interesses do grupo.

Assim, convidei-os a participar da escrivinhação e, aceita a idéia, lancei o "mural" no dia 10 de maio. A ilustração deste post mostra uma das idéias iniciais para a marca do CJUB, então Charutos, Jazz, Uísque e Blog, depois aperfeiçoada até a atual marca gráfica.

Desde então, fomos agregando ao grupo pessoas de muitas qualidades, tanto no conhecimento específico - os Mestres, e o Bené-X - quanto nas relações humanas - eles e todos os demais - e, reunidos, pudemos realizar uma série de coisas prazerosas, dentre as quais, com absoluto destaque, nossas produções mensais movidas pelos melhores músicos do Rio e alguns dos de São Paulo, idéia que permanece com o motor ligado, embora momentaneamente parqueada no acostamento por falta de um patrocinador.

Vamos chegar em breve ao nosso quinto ano, dispondo de uma sólida congregação de luminares do conhecimento jazzístico e da bossa nova, que transformaram o blog numa fonte de referência. Da Armata Brancaleone inicial passamos a um grupo de guerreiros do conhecimento, preparados para lutar pela manutenção do jazz e da bossa nova como valorosas expressões culturais.

Assim, misturando um pouco do passado com o presente, desejo ao veterano Cjubiano Sazz, e ao menos veterano Cjubiano, o profícuo e competente Mestre MaJor, que também faz aniversário este mês, no próximo dia 23, muita saúde e muitas felicidades.

E "VIDA LONGA AO CJUB!!!"

Nenhum comentário: