Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

UM FUNDADOR. E UM POUCO DE HISTÓRIA

19 abril 2007

Hoje aniversaria um dos fundadores do CJUB, meu ex-colega dos bancos escolares, o bom e cordial amigo SAZZ. Consultado, não revelou quantos anos.

Foi lá em 2002, num almoço no restaurante e jazz-bar Cais do Oriente - uma as mais confortáveis e bem equipadas casas para jazz do mundo, do pianista e arquiteto Markus Resende - que reencontrei o Sazinho numa mesa de amigos, quando me apresentou ao Fraga (aqui Defrag) - que, depois, se afastou para tratar de sua vida profissional - e ficamos em animado bate-papo, regado a uísque e perfumado por uns bons charutos. A troca de informações sobre jazz - músicos e discos e arranjos e lançamentos e reedições - naquela longa tarde me pareceu tão rica e deleitável que imaginei poder deixá-las, de alguma forma, disponíveis para que terceiros também a elas pudessem ter acesso. Surgiu na minha cabeça o formato de blog, que publicaria idéias e ainda incensaria os prazeres conexos, segundo a média dos interesses do grupo.

Assim, convidei-os a participar da escrivinhação e, aceita a idéia, lancei o "mural" no dia 10 de maio. A ilustração deste post mostra uma das idéias iniciais para a marca do CJUB, então Charutos, Jazz, Uísque e Blog, depois aperfeiçoada até a atual marca gráfica.

Desde então, fomos agregando ao grupo pessoas de muitas qualidades, tanto no conhecimento específico - os Mestres, e o Bené-X - quanto nas relações humanas - eles e todos os demais - e, reunidos, pudemos realizar uma série de coisas prazerosas, dentre as quais, com absoluto destaque, nossas produções mensais movidas pelos melhores músicos do Rio e alguns dos de São Paulo, idéia que permanece com o motor ligado, embora momentaneamente parqueada no acostamento por falta de um patrocinador.

Vamos chegar em breve ao nosso quinto ano, dispondo de uma sólida congregação de luminares do conhecimento jazzístico e da bossa nova, que transformaram o blog numa fonte de referência. Da Armata Brancaleone inicial passamos a um grupo de guerreiros do conhecimento, preparados para lutar pela manutenção do jazz e da bossa nova como valorosas expressões culturais.

Assim, misturando um pouco do passado com o presente, desejo ao veterano Cjubiano Sazz, e ao menos veterano Cjubiano, o profícuo e competente Mestre MaJor, que também faz aniversário este mês, no próximo dia 23, muita saúde e muitas felicidades.

E "VIDA LONGA AO CJUB!!!"

Nenhum comentário: