Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

DO OUTRO LADO DO JAZZ # 13

25 abril 2007

O SOM NO RÁDIO

Desde sua criação houve uma forte ligação da música de Jazz com as transmissões radiofônicas, estas inauguradas em 1922 pela emissora KDKA de Pittsburgh, Pennsylvania e pertencente a Westinghouse Electric & Manufacturing Company com o programa “Jazz versus Classics”.
Em 1923 a ODJB inaugurava a fórmula de transmissões diretas de um local externo ao estúdio, no caso diretamente do restaurante e night club do Copley Plaza Hotel de Boston. Nas décadas de 30/40 este tipo de transmissão externa foi por demais comum, naturalmente dos night clubs e dos hotéis mais famosos passando a ser conhecida como as RADIO BAND REMOTES.
Na era swing foram extremamente populares também as transmissões “coast to coast” (costa a costa) com a apresentação de uma big band (abre-se este parentêsis para uma curiosidade relativa a esses programas quando, por vezes, o locutor declarava em tom irônico: -“boa noite.... San Francisco, bom dia.... New York, dada a diferença de fusos horários entre as 2 costas norte-americanas de 4 horas).
O mais famoso e consagrado programa regular foi “Jazz USA” transmitido desde 1952 através das emissoras de ondas curtas The Voice Of America do governo norte-americano, alcançando praticamente todo o mundo. A apresentação era feita pela inconfundível voz grave de Willis Connover.
Algumas rádios dedicaram-se exclusivamente à divulgação da música de Jazz, como a WRVR de New York a partir de 1959, a KBCA de Los Angeles de 1961 em diante e de algumas universidades como a KCRW de Santa Monica e a KKGO de Los Angeles. Na Europa o início das transmissões de Jazz se deu em 28/nov/1934, na França, quando a banda de Louis Armstrong foi transmitida do estúdio da Poste Parisien em cadeia nacional.

RADIO BAND REMOTES - foi a expressão que designou as transmissões de rádio "ao vivo" no início deste importante veículo de divulgação e entretenimento nas décadas de 30 e 40. Costumava-se locar a transmissão em night clubs ou mesmo nos restaurantes de famosos e luxuosos hotéis, apresentando sempre os mais recentes sucessos (tanto jazzísticos quanto comerciais) de uma big band. Os programas eram curtos, de 15 a 30 minutos, e bancados pelas emissoras, raramente tinham patrocínio excetuando-se um breve período para o "Coca Cola's Victory Parade Of Spotlight Bands".
Formava-se uma grande rede nacional de costa-a-costa dos EUA e as duas maiores cadeias eram da CBS (Columbia Broadcast System) e da NBC (National Broadcast Corporation, controlada pela RCA Victor). Havia um mestre de cerimônias que sempre anunciava a banda e ía apresentando os números musicais. A qualidade técnica deixava a desejar em comparação com as gravações, mesmo em se tratando ainda de 78rpm, contudo tais audições viraram uma verdadeira epidemia para os norte-americanos que todas as noites aguardavam as "remotes".
As grandes cidades que geravam tais programas eram New York, Boston, Chicago, Holywood, San Francisco, New Orleans, Kansas City, Los Angeles e Las Vegas.
Camel Caravan Radio Show Broadcast foi um programa levado ao ar de 1933 a 1954. O nome provém dos cigarros Camel, cujo fabricante era o patrocinador do show. Vários músicos de Jazz e crooners apresentaram-se nesse programa, alguns em temporada como Benny Goodman de 1936 - 39, Bob Crosby 1939-40, e outros.
Já nos anos 50 com o advento dos programas com disc-jockey e da televisão este tipo de programa foi escasseando, mas a última audição de que se tem notícia foi em 1962.
Ouçamos então uma REMOTE com a Benny Goodman Orchestra diretamente do Manhattan Room do faustoso Hotel Pensylvania de New York transmitida em uma terça-feira a 30/nov/1937.




RADIO BAND REMOTE ...

Nenhum comentário: