Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

DO OUTRO LADO DO JAZZ # 13

25 abril 2007

O SOM NO RÁDIO

Desde sua criação houve uma forte ligação da música de Jazz com as transmissões radiofônicas, estas inauguradas em 1922 pela emissora KDKA de Pittsburgh, Pennsylvania e pertencente a Westinghouse Electric & Manufacturing Company com o programa “Jazz versus Classics”.
Em 1923 a ODJB inaugurava a fórmula de transmissões diretas de um local externo ao estúdio, no caso diretamente do restaurante e night club do Copley Plaza Hotel de Boston. Nas décadas de 30/40 este tipo de transmissão externa foi por demais comum, naturalmente dos night clubs e dos hotéis mais famosos passando a ser conhecida como as RADIO BAND REMOTES.
Na era swing foram extremamente populares também as transmissões “coast to coast” (costa a costa) com a apresentação de uma big band (abre-se este parentêsis para uma curiosidade relativa a esses programas quando, por vezes, o locutor declarava em tom irônico: -“boa noite.... San Francisco, bom dia.... New York, dada a diferença de fusos horários entre as 2 costas norte-americanas de 4 horas).
O mais famoso e consagrado programa regular foi “Jazz USA” transmitido desde 1952 através das emissoras de ondas curtas The Voice Of America do governo norte-americano, alcançando praticamente todo o mundo. A apresentação era feita pela inconfundível voz grave de Willis Connover.
Algumas rádios dedicaram-se exclusivamente à divulgação da música de Jazz, como a WRVR de New York a partir de 1959, a KBCA de Los Angeles de 1961 em diante e de algumas universidades como a KCRW de Santa Monica e a KKGO de Los Angeles. Na Europa o início das transmissões de Jazz se deu em 28/nov/1934, na França, quando a banda de Louis Armstrong foi transmitida do estúdio da Poste Parisien em cadeia nacional.

RADIO BAND REMOTES - foi a expressão que designou as transmissões de rádio "ao vivo" no início deste importante veículo de divulgação e entretenimento nas décadas de 30 e 40. Costumava-se locar a transmissão em night clubs ou mesmo nos restaurantes de famosos e luxuosos hotéis, apresentando sempre os mais recentes sucessos (tanto jazzísticos quanto comerciais) de uma big band. Os programas eram curtos, de 15 a 30 minutos, e bancados pelas emissoras, raramente tinham patrocínio excetuando-se um breve período para o "Coca Cola's Victory Parade Of Spotlight Bands".
Formava-se uma grande rede nacional de costa-a-costa dos EUA e as duas maiores cadeias eram da CBS (Columbia Broadcast System) e da NBC (National Broadcast Corporation, controlada pela RCA Victor). Havia um mestre de cerimônias que sempre anunciava a banda e ía apresentando os números musicais. A qualidade técnica deixava a desejar em comparação com as gravações, mesmo em se tratando ainda de 78rpm, contudo tais audições viraram uma verdadeira epidemia para os norte-americanos que todas as noites aguardavam as "remotes".
As grandes cidades que geravam tais programas eram New York, Boston, Chicago, Holywood, San Francisco, New Orleans, Kansas City, Los Angeles e Las Vegas.
Camel Caravan Radio Show Broadcast foi um programa levado ao ar de 1933 a 1954. O nome provém dos cigarros Camel, cujo fabricante era o patrocinador do show. Vários músicos de Jazz e crooners apresentaram-se nesse programa, alguns em temporada como Benny Goodman de 1936 - 39, Bob Crosby 1939-40, e outros.
Já nos anos 50 com o advento dos programas com disc-jockey e da televisão este tipo de programa foi escasseando, mas a última audição de que se tem notícia foi em 1962.
Ouçamos então uma REMOTE com a Benny Goodman Orchestra diretamente do Manhattan Room do faustoso Hotel Pensylvania de New York transmitida em uma terça-feira a 30/nov/1937.




RADIO BAND REMOTE ...

Nenhum comentário: