WHITNEY LYON BALLIETT - um dos mais notáveis críticos de Jazz, nasceu a 17/abril/1926 em Manhattan e criado em Glen Cove, Long Island, cursou a Phillips Exeter Academy, onde aprendeu bateria e participando de uma banda
dixieland, fez várias
gigs no Center Island Yacht Club.
Em 1946, foi convocado para o Exército interrompendo seus estudos na Cornell University, para onde voltou e concluiu seu curso em 1951. Começou produzindo pequenos textos anônimos para a seção Talk of the Town da revista The Saturday Review quando William Shawn, editor da New Yorker, um reconhecido magazine desde 1925, ofereceu-lhe uma coluna à frente da qual Balliett ficaria de 1957 a 2001, e a partir de então, dedicou-se à crítica especializada em Jazz, ocupando-se até o fim da vida em ouvir e escrever sobre a música de Jazz.
Chegou a produzir 15 livros. Seu último trabalho foi
Collected Works: A Journal of Jazz, 1954-2000 (St. Martin's Press), no qual condensa uma série de seus artigos sobre músicos como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Django Reinhardt, Buddy Rich, Charles Mingus, Louis Armstrong, Billie Holiday, Art Tatum,

Bessie Smith e Earl Hines.
Outros resumos importantes estão nos volumes American Musicians II (1996) e American Singers: 27 Portraits in Songs (Oxford University Press - 1990).
Seu conhecimento sobre Jazz era tido como uma enciclopédia viva, capturando a essência dos músicos e suas performances de todos os estilos e escolas do Jazz.
Veio a falecer a 1/fev/2007, vítima de câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário