Earl Kenneth Hines considerado o primeiro pianista moderno do Jazz. Seu estilo difere daqueles da década de 20 notadamente pelo emprego de ritmos e acentos não usuais até então. Jelly Roll Morton havia definido a direção do Jazz piano no início dos anos 20, mas Hines seguiu outro caminho, aliás um genial caminho.
Nasceu a 28/dez/1903 em Duquesne na Pensilvania herdando a musicalidade da família, mãe organista, pai cornetista e irmã pianista. Começou profissionalmente em 1918 com os Deppe's Seranaders do cantor Louis Deppe, já mostrando ser um vanguardista da "hot music". Em 1923 vai para a meca do Jazz à época Chicago onde trabalha na Erskine Tate's Vendome Orchestra e ainda com Carroll Dickerson. Em 1926 encontra Louis Armstong, se tornam amigos chegando a formarem um trio com o baterista Zutty Singleton.
1928 foi um ano muito produtivo para Hines quando grava seus primeiros 10 solos e ainda passa a formar na Jimmie Noone's Apex Club Orchestra, depois junta-se aos Hot Five e Hot Seven gravando sessões memoráveis de West End Blues, Fireworks, Basin Street Blues e outras. Ainda neste ano monta sua big band estreando no dia de seu aniversário no Grand Terrace de Chicago onde permanece como residente até 1947.
O Museu focaliza nesta seção apenas o grande pianista aquele que se libertou do estilo stride que dominava os tecladistas nos anos 20 e início dos 30. Não que o stride fosse indesejável, pelo contrário, contudo Earl "Fatha" Hines criou algo de novo no horizonte jazzístico, algo chamado de "trumpet-style", assim denominado pela forma melódica semelhante ao trompete, ou seja não baseada em acordes empregando uma nota por vez sustentadas pela mão esquerda em acordes sincopados. Empregava tremolos à guisa de imitar os vibratos do instrumento de sopro. Claro que foi inspirado pelo seu amigo o também genial Armstrong quando atuaram juntos, somando- se a isto o estudo de cornetim quando criança com seu pai.
Acrescente-se que Hines era um excelente e profícuo compositor.
Hines adquiriu o apelido "fatha" dado por um locutor de rádio, sendo uma corruptela da palavra "father", talvez como vínculo de ser acatado o "pai do piano moderno".
Selecionamos um de seus temas em cuja execução podemos notar a fluidez de seu fraseado e o ataque pronunciado, observando também a grande vitalidade na emissão das notas, as divisões e métricas inusitadas dos tempos, inteiramente imprevisíveis.
Stowaway (Earl Hines) solo de piano por Earl Hines – Gravação original: QRS - R-7038 - 8/dez/1928 - Long Island City – New York
Fonte: CD - Piano Man! - Asv / Living Era 5131 – fev/1995 - USA
Nenhum comentário:
Postar um comentário