
Leon Bix Beiderbecke nasceu em Davenport, Iowa em 10/mar/1903 (na certidão de batismo consta Bix e não Bismarck o nome de seu pai, cuja alcunha era Bix). Ainda menino teve lições de piano, mas foi o cornetim (cornet) que o encantou e aos 15 anos tornava-se um autodidata desenvolvendo uma técnica própria nada ortodoxa. Sua família desaprovava seu interesse pelo Jazz e o enviou à Lake Forest Military Academy em 1921, contudo sendo próxima à Chicago o incentivou de tal forma a ir tocar Jazz que passou a integrar o grupo Cy-Bix Orchestra liderado pelo baterista Walter "Cy" Wege e por ele próprio. Naturalmente acabou sendo expulso por incompatibilidade militar e vadiagem escolar. Em 1923 formava no grupo The Wolverines abraçando definitivamente a carreira de músico. Em fevereiro de 1924 faz os primeiros registros fonográficos em Richmond para a Gennett. Conheceu o saxofonista Frankie Trumbauer em 1925 que o levou à Jean Goldkette's Band em Nova York, depois em 1927 vem a participar da grande orquestra de Paul Whiteman como um dos destaques jazzísticos.
Bix teve como inspirador o cornetista branco de New Orleans Nick LaRocca um dos líderes da Original Dixieland Jazz Band, mas desenvolveu um bonito e original estilo de executar o cornetim no Jazz e por praticar uma digitação muito própria fazia coisas inusitadas musicalmente como executar notas mais altas que as principais em uma frase criando diferentes timbres e entonações sucessivas. De qualquer modo possuía uma sonoridade brilhante ao mesmo tempo aparentemente frágil, um ataque seguro com extrema noção de swing aliado a um magnífico senso melódico e harmônico. Um tanto introspectivo (o que não surpreende já que admirava Debussy), possuía uma qualidade extremamente rara para o Jazz da época ? o lirismo.
Devido a uma vida desregrada pelo vício do álcool veio a falecer muito jovem de uma pneumonia em agosto de 1931. Talvez tenha sido o primeiro jazzman branco realmente reconhecido pelos músicos negros por ter criado algo diferente, bem executado, refinado, de extrema musicalidade, prenunciando uma forma cool de executar a música hot, mas muito válida, tanto que inspirou vários trompetistas brancos e negros tais como: Jimmy McPartland, Bobby Hackett, Max Kaminsk, Bunny Berigan, Ruby Braf, Chet Baker, Rex Stewart, Miles Davis e outros.
Selecionamos para a audição uma peça em autêntico Dixieland ? o Jazz branco de New Orleans desenvolvido em Chicago, trata-se de Ostrich Walk composta pelo pessoal da ODJB, que apresenta um excelente conjunto e destaca, além do magnífico solo de Bix, o trombone de Bill Rank.
OSTRICH WALK (ODJB) – Bix Beiderbecke (cornetim e líder), Frank Trumbauer (st e co-lider), Bill Rank (tb), Doc Rycker (sa), Don Murray (cl), Itzy Riskin (pi), Eddie Lang (gt), Chaucey Morehouse (bat). Gravação original: 13/maio/1927 - Fonte: LP The Bix Beiderbecke Story Vol.II - Bix and Tram – Columbia CL 845 – USA.
NOTA: O site BOLT que hospeda o arquivo musical está com problemas no envio do código de acesso, contudo para ouvir a música selecionada basta clicar no hiperlink abaixo - MÚSICA
MÚSICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário