Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

TOMASZ STANKO

28 setembro 2006





Já estou para falar deste trompetista polaco há algum tempo de tão impressionado que fiquei na audição de seus últimos trabalhos - Suspended Night e Soul Things - ambos pela gravadora ECM. Simplesmente magnífico !
E parece que a química entre Tomasz Stanko e a ECM faz parte daquelas fórmulas guardadas a sete chaves, cujo encanto se reflete mais uma vez neste terceiro lançamento de Stanko pela gravadora - Lontano - acompanhado de seu trio formado pelo excelente pianista Marcin Wasilewski, o contrabaixista Slawomir Kurkiewicz e o baterista Michal Miskiewicz.

Assim como os últimos discos lançados pela ECM, as músicas deste novo trabalho são variações de um único tema, aqui o tema título - Lontano - e em cada interpretação eles desconstroem e exploram estas variações com uma sensibilidade ímpar.
A comparação de Stanko com Miles Davis é muitas vezes percebida, seja na sonoridade, no timbre além também da genialidade de ambos em descobrir jovens talentos e permitir a eles explorar todo o potencial.

Lontano não é uma extensão de Suspended Night, mas sua natural evolução. Neste último predomina muito mais a improvisação livre e o uso dos espaços determina a Stanko um estilo muito particular, abrindo uma ampla percepção ao piano de Marcin Wasilewski que provê a sustentação perfeita ao trompete de Stanko.
Lontano traz um novo horizonte, é melódico, misterioso e expressivo.

Você não irá ouvir nenhum standard neste disco, mas ouvirá uma das mais originais "vozes" do jazz na atualidade.

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