Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

JOÃO DONATO, UMA VEZ ORGANISTA

21 agosto 2006

O vibrafonista Cal Tjader (1925/1982) sempre foi um admirador da chamada música latina. Se não tinha a mesma técnica de um Gary Burton, era respeitado pelo bom-gosto e experiências com ritmos não usuais entre os americanos. Pelo menos dois de seus álbuns foram parcialmente dedicados à música brasileira. Um deles, "Amazonas" ( Fantasy, 1975), trouxe a seu lado músicos como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Raulzinho, Robertinho Silva, Aloísio Milanez e Airto, entre outros, com temas de Donato, Airto, Hermeto, Sérgio Mendes e até Orlan Divo (“Tamanco no samba”). Outro anterior, talvez o mais elaborado, foi "The Prophet" (Verve, 1969), com Don Sebesky nos arranjos, além de Ed Thigpen na bateria e Red Mitchell no baixo. Tjader incluiu 3 temas de João Donato, que participou do disco como organista - Tjader achava que, pela concepção do álbum, cairia melhor. Donato, porém, estranhou o convite, já que muitos americanos dominavam o instrumento muito mais do que ele próprio. Chegou até a sugerir Jimmy Smith. Mas Tjader explicou que se chamasse Jimmy, ele talvez tomasse conta do disco, por seu incontrolável virtuosismo. Por isso a escolha de Donato, um estilo muito mais intimista e econômico. E foi assim que Donato virou organista de ocasião pela primeira vez em sua carreira – ele me contou isso pessoalmente. Aliás, "The Prophet" foi na época lançado no Brasil. Com muito esforço, consegui a edição japonesa remasterizada em CD. A versão de "Valsa" (Aquarius), Donato, valeu o investimento.

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