Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

HISTÓRIAS DO JAZZ 4: "O AUTÓGRAFO"

27 agosto 2006

Corria o ano de 1977 e a grande atração do Jazz foi a chegada ao Rio de Janeiro dos "Jazz Messengers", do baterista Art Blakey. Atuaram nos dias 13, 28 e 29 de março no Teatro João Caetano em maravilhosas performances, encantando a todos que os assistiram. Houve porém um problema com o trumpetista Valery Ponomarev. Russo de nascimento e ao que parece ainda não tinha a cidadania americana, teve problemas com o visto do passaporte. Houve um jeitinho brasileiro e anunciaram para a imprensa que o trumpetista era Joe Gardner (Coutinho conhece bem a história). Outro fato importante foi o convite feito por Art Blakey a Victor Assis Brasil para que esse integrasse o seu grupo, não apenas como músico mas também como diretor musical, o que infelizmente Victor não pode aceitar por ter compromissos a cumprir em sua agenda. Esse episódio foi confirmado por ele quando o entrevistei, por ocasião do lançamento do seu LP "Victor Assis Brasil Quinteto" nos estúdios da Odeon.

Na noite de estréia, o publico vibrava com os temas executados e os magnificos solos de Dave Schnitter (ts), Bob Watson(as) e Walter Davis Jr. (p), sem falar, é claro, nas intervenções
firmes da bateria do líder.

Terminado o show fomos para os bastidores para a caça de autógrafos e logo no primeiro músico abordado tivemos uma decepção. Negou-se peremptoriamente a assinar a
"Encyclopedia of Jazz" de Leonard Feather. Estava meio sem jeito e talvez com medo de que sua assinatura revelasse a algum agente da KGB que não era Joe Gardner e sim o Valery Ponomarev.

Os outros músicos nos atenderam com simpatia. Walter Davis Jr. sorriu quando lhe mostramos seu primeiro autógrafo dado em 1956, quando aqui esteve com a banda de Dizzy Gillespie. Blakey, sempre sorrindo, autografou sobre a sua foto. Já Dave Schnitter ficou encantado com o livro. Chamou Bob Watson e mostrou os autógrafos de Armstrong, Ellington, Sarah, Hawkins e outros mais. E disse sorrindo que agora se sentia "mais importante". O russo Ponomarev, que a tudo assistia, aproximou-se e fez menção de também autografar a enciclopédia.

Fechei o livro lentamente, pedi desculpas e saí sem permitir que o autógrafo fosse dado. Hoje não sei se fiz bem. Mas, a recusa inicial de Ponomarev me transtornou e ponto final.

Para quem quiser anotar, eis aqui a formação da banda:
Art Blakey (dr) - Dave Schnittrer (ts) - Bob Watson (as) - Valery Ponomarev (tp) - Walter
Davis Jr. (p) - Dennis Irwin(b).

Por enquanto é só. Depois tem mais.
llulla

Nenhum comentário: