
O trompetista, que morreu em 1991 aos 65 anos, mudou a cara do jazz diversas vezes e participou do movimento de jazz-rock-fusion no final dos anos 60. Miles também influenciou um grande número de músicos fora da arena do jazz, incluindo Prince, o baterista do Pearl Jam, Matt Cameron, o líder do Who, Peter Townshend e os membros do Radiohead, que teve o album "OK Computer", grandemente inspirado no album de fusion "Bitches Brew", de Miles.
Outros nominados pela primeira vez são o cantor-compositor Cat Stevens (agora conhecido pelo nome muçulmano de Yusuf Islam), Blondie, o Dave Clark Five, o Paul Butterfield Blues Band e o grupo de rock texano-mexicano, o Sir Douglas Quintet.
Os artistas são elegiveís 25 anos após o lançamento da sua primeira gravação. Isto significa que os lançamentos de 1980 são elegíveis pela primeira vez este ano.
Os nominados são escolhidos por um comitê de historiadores de música, críticos e profissionais da indústria de gravadoras, chegando a 750 votantes.
A inclusão do grande trompetista Miles Davis formaliza uma visão extendida do comitê julgador, que, até então, dava pouca atenção ao jazz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário